Correio dos Campos

Grupo da Terceira Idade participa de ação educativa no Parque Histórico

25 de setembro de 2019 às 14:51
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Grupo da melhor idade da Paróquia Santa Cecília de Campo Largo visitou o Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, e participou da ação educativa Preservar e Crescer. Na oportunidade, cerca de 90 idosos passaram o dia no museu onde tiveram contato com a história e cultura dos imigrantes que se estabeleceram na cidade.

O Núcleo Educativo do Parque Histórico possui muitas de ações educativas que são destinadas aos grupos escolares, agendados com antecedências e definidas de acordo com a temática escolhida pelo professor para a visita. Lucas Kugler, historiador que integra o Núcleo Educativo, relata como foi realizar a atividade com o grupo da Paróquia Santa Cecília. “A experiência de aplicar uma ação educativa, que normalmente é utilizada com alunos de escolas, para este perfil de visitante foi positiva não somente para o grupo que aproveitou a atividade lúdica ao final do passeio, mas também para nós, do Núcleo Educativo. Este contato nos mostrou que os conceitos educativos podem acompanhar diversos públicos, desde que a didática acompanhe o universo simbólico dos visitantes, contribuindo assim com a universalização da informação”.

Ao final da visita o grupo participou de uma ação educativa voltada a sustentabilidade, puderam plantar mudas de suculentas que levaram para suas casas. “A atividade que aplicamos foi a ação educativa Preservar para Crescer, que dialoga com os conceitos de sustentabilidade e preservação do patrimônio natural da região”, explica o historiador.

Serviço:

O Parque Histórico de Carambeí abre para visitação de terça a domingo, das 11h às 18h. A visita de grupos devem ser agendadas com antecedência, sendo assim a mediação e ações educativas são aplicadas de acordo com a temática que será abordada em conformidade com o perfil dos visitantes. Mais informações pelo e-mail [email protected], ou pelos telefones 42 3231-5063 e 42 9833-4639.