Correio dos Campos

Parque Histórico organiza atividade especial para a Primavera dos Museus

A ação acontecerá na Casa da Memória, será gratuita e destinada ao público espontâneo
23 de setembro de 2019 às 17:43
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Museus por dentro, por dentro dos museus é o tema da 13ª Primavera dos Museus, que acontece entre os dias 23 e 29 de setembro. A temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) mobiliza diversas instituições culturais de todo o país, neste período. O Parque Histórico de Carambeí em mais um ano compõe o grupo de museus que organizam atividades especiais norteadas pela temática do evento museal.

O Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí preparou uma atividade especial, norteada pela temática do evento, com o intuito de atender o público espontâneo entre os dias 25 e 27 de setembro, das 13h às 17h. Com o tema Primavera dos Museus – Fotografia e História a ação será realizada pelo público de diferentes idades, será gratuita, acontecerá no piso térreo da Casa da Memória.

“Utilizaremos fotos do acervo e as exposições de fotografia da Casa da Memória, a ação educativa ocorre em forma de uma breve mediação espontânea com o olhar voltado para a importância do registro fotográfico, pois foi graças a ele que conseguimos recriar o passado em muitas alas museais do Parque Histórico de Carambeí”, explica Lucas Kugler, historiador do Núcleo Educativo do Parque.

Com essa atividade a equipe do Educativo pretende despertar no visitante um senso crítico a respeito da construção da memória, utilizando fotos como fonte e a proposta é mostrar que existe muito mais por trás de uma fotografia do que a imagem aparente, relata o historiador. “A memória não é um fato absoluto e incontestável, ela é uma escolha que pode atuar como uma idealização. A fotografia é mais do que aparenta. Enquanto fonte histórica, nos traz diversas informações, mas para descobri-las, precisamos entender o seu contexto e o que há por trás do seu registro. Há muito mais para além do olhar do fotógrafo. A atividade busca contribuir com a construção do conhecimento histórico e o uso da fotografia como uma fonte histórica”.

A visitação mediada para grupos agendados com antecedência também integra a programação do Parque para a Primavera dos Museus. Mais informações pelos telefones 42 3231-5063 e 98433-4639.