Correio dos Campos

Frísia promove palestra sobre tendências do agronegócio

Entre os assuntos tratados estavam a peste suína africana e as consequências para o Brasil
23 de agosto de 2019 às 13:55
Alexandre Barros durante palestra promovida pela cooperativa em Carambeí (PR). (Divulgação/Frísia)

COM ASSESSORIAS – Um evento promovido pela Frísia Cooperativa Agroindustrial em parceria com a Corteva Agriscience no dia 14 de agosto reuniu os cooperados da cooperativa em sua sede para um debate sobre as tendências do agronegócio. O evento contou com a palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo e doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP), Alexandre Barros.

Para o palestrante o cenário atual representa uma ótima oportunidade para a pecuária brasileira. “A peste suína africana está dizimando uma parte significante do maior produtor de carne suína do mundo, que é a China. Isso vai mexer profundamente com a formação de preços da proteína animal em geral. Nesse cenário, é provável que o Brasil passe a se posicionar como um exportador de carne suína ainda mais relevante para a China, e essa é uma oportunidade histórica”, explica Barros. Além disso, Barros reforça que a dinâmica do câmbio e a movimentação favorável do Congresso Nacional para a aprovação de reformas no Brasil também têm favorecido o agronegócio.

O diretor-presidente da Frísia, Renato Greidanus, ressaltou a importância de promover encontros técnicos como esse. “Nós passamos por um período de grande instabilidade econômica. Nós sabemos o quanto é importante, em momentos assim, termos a oportunidade de atualizar e munir nossos cooperados de informação para contribuir para a melhor gestão da propriedade”, salienta.

O encontro, realizado no auditório Leendert de Geus, na sede da Frísia em Carambeí (PR), reuniu mais de 150 cooperados da área de atuação da cooperativa.