Correio dos Campos

Feira Medieval terá espaço dedicado a cristandade

Evento realizado no Parque Histórico recriará cotidiano da Idade Média
16 de agosto de 2019 às 14:29
(Divulgação/Parque Histórico de Carambeí)

COM ASSESSORIAS – O Chamagrimpa é um grupo de estudos formado por entusiastas da Idade Média, é divido em equipes chamadas de guildas e por tema. Cada guilda reúne voluntários que auxiliam na organização da programação e recriacionismo histórico da Feira Medieval realizada em parceria com o Parque Histórico de Carambeí. Desde a primeira edição do evento a guilda Ecclesia Militans (Igreja militante) tem representado a Igreja Católica que teve fortes influencias no Período Medieval.

“Representações da Igreja não podem faltar durante eventos medievais que tem apreço pela história. A Igreja é um elemento fundamental de coesão, o credo católico esteve presente nos confins da Europa medieval, os bispos eram muitas das vezes senhores sobre largas porções de terra. As abadias e monastérios compunham a paisagem europeia e marcavam a presença do clero próximo ao povo. Do menor feudo até a suntuosa catedral a Igreja estava presente. Do batismo até as exéquias, do berço ao túmulo a figura do clérigo é indispensável na Europa cristã. Representar a sociedade feudal típica estudada nos livros escolares dividida entre: Oratores, Bellatores e Laboratores (Os que oram, os que lutam e os que trabalham) é fundamental também em um espaço como o evento, para aproximar ou relembrar, sobretudo aos mais jovens, o distante conteúdo escolar”, explica o professor de história Willian Vasco.

A guilda inicialmente surgiu como a guilda do clero, buscava apresentar o cotidiano e a missão dos religiosos medievais, sobretudo dos frades dominicanos, durante a baixa Idade Média. “Tivemos como inspiração primeira a figura de Tomás de Aquino, santo e doutor da Igreja Católica. Esse que talvez foi o maior pensador nos campos da filosofia e teologia medieval, também notabilizou-se como um dominicano exemplar, alguém que seguiu plenamente o mote proposto pelo fundador da ordem dos pregadores Domingos de Gusmão: Laudare, Benedicere, Praedicare (Louvar, Bendizer e Pregar)”, conta Vasco.

A guilda Ecclesia Militans participa do evento desde a primeira edição, realizada no ano de 2017, com o passar do tempo o campo de atuação da equipe se transformou com o intuito de mostrar o quão abrangente era a atuação do catolicismo no período medieval, relata o professor. “Não contentes em apenas representar uma importante ordem mendicante fundada no início do século XIII, na segunda edição da Feira ampliamos nosso escopo de atuação para abranger toda a Cristandade medieval, ou seja, todo o batizado temente aos dogmas e ditames da Igreja no Ocidente. A temática abordada foi a corte do rei Luís IX da França, importante monarca católico, que participou de duas cruzadas e é considerado santo pela Igreja. Com a proposta de dar continuidade a representação do cristianismo durante o medievo, apresentar a presença de nobres e camponeses diante de um rei temente a Igreja e justo”.

Na terceira edição do evento a guilda Ecclesia Militans manterá sua proposta de representação do catolicismo, da edição de 2018, mas estará em uma tenda real onde os visitantes serão recepcionados pela alta corte, e ali poderão registrar esse momento. Ao lado dessa tenda haverá uma dedicada ao clero, compondo o cenário de uma pequena Igreja. “Não é a Sainte-Chapelle, capela gótica da Île de la Cité em Paris do rei Luís IX, mas será útil na conversão e no batismo, bem como na administração das bênçãos ao visitantes”, brinca Willian.
Para esta edição do evento, Vasco irá representar o papa Urbano II, personagem do século XI. “Figura até mesmo estudada nos bancos escolares, frequentemente mencionada como o responsável pela convocação da primeira cruzada.

Venha participar conosco da Feira Medieval e divirta-se com a encenação do cotidiano da Idade Média”.

Serviço:

A Feira Medieval do Parque Histórico de Carambeí acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto, das 13h às 22h. O ingresso para o evento será no valor de R$5 inclusive para caravanas, grupos escolares e grupos de terceira idade. Crianças até 12 anos acompanhadas dos pais e pessoas com traje medieval completo serão isentas do ingresso social. Mais informações no site www.aphc.com.br/feiramedieval, ou pelos telefones 42 3231-5063 e 98433-4639.