Correio dos Campos

Torta Valquíria e Torta de Santiago integrarão o cardápio do Koffiehuis do Parque Histórico

As duas receitas de tortas doce foram preparadas especialmente para a Feira Medieval
13 de agosto de 2019 às 12:57
(Divulgação/APHC)

COM ASSESSORIAS – As confeiteiras do Koffiehuis Confeitaria e Restaurante do Parque Histórico de Carambeí ficaram instigadas com a realização da Feira Medieval, com o lançamento da Torta Barbara inspirada na Pork Pie que foi sugerida por Felipe Pedroso, preparam duas receitas de torta doce para o evento. A Torta Valquíria e a Torta de Santiago integrarão o menu sazonal do estabelecimento gastronômico, ao lado da Torta Barbara e serão vendidas somente até o final do mês agosto.

Rose Elena Moreira, confeiteira do Koffiehuis há oito anos, relata que ficou animada com o evento e sentiu vontade de surpreender com uma doce receita. “Conversei com a Dircélia, que trabalha comigo na produção das tortas doces, comentei que também poderíamos reproduzir uma torta inspirada no período medieval, já que para algumas festividades criamos produtos que ficam no cardápio em um período pré-estabelecido e muitas vezes cativam o público”.

Para produzir uma receita as confeiteiras fizeram pesquisas, foram em busca de ingredientes que se aproximam do que existia na Idade Média, fizeram testes que foram degustados pela equipe do Parque Histórico, foi definido que as duas receitas testadas irão compor o cardápio para o evento. “Não foi fácil, pois pelo que estudamos referente ao tema descobrimos que é impossível ter um produto fiel ao período medieval. Naquela época não se consumia açúcar como hoje, não haviam tantos ingredientes e tudo era muito rudimentar. Buscamos as receitas que mais se aproximaram do que queríamos reproduzir, fizemos algumas tentativas, algumas adaptações de ingredientes e assim demos o nosso toque na produção da Torta Valquíria e na Torta de Santiago”, relata a confeiteira Dircélia Diniz.

A Torta Valquíria leva frutas vermelhas assadas o que faz toda a diferença no resultado final, assim traz equilíbrio a acidez e ao açúcar das frutas. A tradicional Torta de Santigo se assemelha a um bolo para nós brasileiros, é leve, macia, saborosa e tem um toque cítrico. “As duas receitas são um presente nosso para público do Koffiehuis e do evento, esperamos conquistar a todos com as tortas que preparamos”, anima-se Rose.

Serviço:

As tortas preparadas com exclusividade para a Feira Medieval já estão disponíveis no Cardápio e serão produzidas até o final de agosto. Mais informações e encomendas pelos telefones 42 3231-5876/98433-4643.