Correio dos Campos

Sicredi leva 11 projetos sociais brasileiros para premiação internacional

WYCUP, programa para jovens que incentiva a formação de novas lideranças e reconhece iniciativas com potencial de causar impacto global, terá cerimônia de premiação durante o maior encontro das cooperativas de crédito do mundo, nas Bahamas
23 de julho de 2019 às 17:40
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Sicredi, instituição pioneira no segmento de cooperativismo de crédito no Brasil e na América Latina, vai participar da Conferência Mundial do Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), entre os dias 28 e 31 de julho em Nassau, nas Bahamas. Na ocasião, apresentará 11 projetos que vão concorrer ao WYCUP – World Council Young Credit Union People, um concurso que estimula a formação de jovens lideranças e premia participantes que desenvolveram projetos com potencial de causar influência global no cooperativismo de crédito. As iniciativas inscritas pelo Sicredi neste ano evidenciam liderança jovem na realização de ações voltadas para as áreas como empreendedorismo, educação, inclusão e sustentabilidade. Entre os cases, seis são de colaboradores e cinco foram desenvolvidos por associados, oriundos dos Comitês Jovem da instituição.

O WYCUP é realizado anualmente dentro da programação da Conferência Mundial do Woccu. Como prêmio, os vencedores terão direito a participar da edição de 2020 da Conferência, prevista para ser realizada nos Estados Unidos, com todas as despesas pagas. A Conferência do Woccu é o maior encontro do segmento de cooperativismo de crédito do mundo e, neste ano, vai reunir cerca de 5 mil representantes de cooperativas de mais de 50 países para discutir iniciativas que possam melhorar a vida das pessoas por meio da atuação das cooperativas.

Em 2018, sete cases foram apresentados pelo Sicredi no encontro e dois deles ficaram entre as cinco melhores iniciativas: um dos projetos foi o “Acreditadores”, apresentado por Lucas Araújo dos Santos, colaborador da Cooperativa Sicredi Alta Noroeste/SP. A iniciativa integrada por 20 agentes transformadores contou com o envolvimento de cerca de 200 colaboradores do Sicredi e realizou 14 ações de impacto positivo em 12 municípios da região. Já o case “Inclusão Financeira da Mulher”, apresentado por Carlos Antônio Soratto, colaborador da Cooperativa Sicredi Ouro Verde/MT, visou estimular as mulheres para que tenham papel de protagonistas no agronegócio. Como resultado, houve participação de centenas de mulheres, as quais tiveram acesso à crédito e com isso puderam aumentar sua renda.