Correio dos Campos

Parque Histórico digitaliza Jornal Batavo

A publicação que circulou entre 1975 e 1991 era destinada aos cooperados e funcionários da Batavo
10 de julho de 2019 às 15:08
(Fotos: Divulgação/APHC)

COM ASSESSORIAS – O Núcleo de História e Patrimônio do Parque Histórico de Carambeí finalizou a digitalização do Jornal Batavo, foram cerca de três semanas de trabalho para escanear mais de quatro mil páginas de 166 exemplares. O trabalho realizado permitirá que pesquisadores tenham acesso as fontes sem que comprometam o produto.

O Jornal Batavo, foi criado para atender aos cooperados e funcionários da Cooperativa Agroindustrial Batavo, lançado em setembro de 1975 teve sua última publicação em novembro de 1991, foram publicados 189 edições. “Durante os 16 anos, o impresso que tinha circulação mensal, possuía notícias das cidades de Carambeí e Castro, também informações sobre a Holanda”, conta Leonardo Pugina, historiador do Núcleo de História e Patrimônio do Parque.

Hendrik Kooy era o editor do jornal que contava com a colaboração de funcionários da administração da Cooperativa, com letras garrafais a primeira edição teve a seguinte nota explicativa “A PARTIR DO MÊS DE SETEMBRO PASSARÁ A CIRCULAR O JORNAL BATAVO, ÓRGÃO INFORMATIVO DIRIGIDO AOS ASSOCIADOS DA COOPERATIVA, QUE TRARÁ EM SUAS PÁGINAS ASSUNTOS DE INTERESSE DOS COOPERADOS E AINDA NOTAS SOCIAIS, ESPORTIVAS E HUMORÍSTICAS PARA RECREAÇÃO DOS LEITORES”.

Pugina afirma que a digitalização da coleção facilitará o acesso de pesquisadores aos documentos. “A partir de 2020 a coleção será disponibilizada online num projeto de repositório digital, no site do Parque Histórico, com a intensão de simplificar para o pesquisador que não precisará se deslocar até a instituição. Deste modo a fonte, que são os jornais físicos, ficará acondicionada do modo correto e evitará o manuseio para as pesquisas”.

A coleção digitalizada pelo Parque Histórico está incompleta, pois dos 189 jornais publicados o Núcleo de História e Patrimônio digitalizou apenas 166 jornais, faltam os volumes do número 43 ao 66. “Pedimos a comunidade, que possui a coleção dos jornais, que nos empreste para digitalizarmos e assim completar o acervo do museu”, solicita Leonardo.

Para mais informações e para doar peças ao museu entrar em contato com o Núcleo Educativo pelo e-mail [email protected], ou telefone 42 3231-5063.