Correio dos Campos

Carambeí lançará Programa Bem-Estar no sábado, 6

Comunidade terá oportunidade de vida mais saudável com a prática de atividades físicas
2 de julho de 2019 às 17:22
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Carambeí – A Prefeitura de Carambeí numa ação que envolve o gabinete do Prefeito, as secretarias de Administração, Esportes, Saúde, Meio Ambiente e Educação lançara o Programa Bem-Estar, no próximo dia 6, ás 9h, na Praça Cívica. O objetivo é estimular à população a prática de atividades físicas, redução de peso e conseqüente melhora na qualidade de vida. O Programa que conta com o apoio do Plano de Saúde São Camilo e Sanepar é uma competição que premiará por equipe e individual, quem perder mais peso. Os interessados em participar podem efetuar as inscrições até o dia 4, na secretaria Municipal de Esportes.

Poderão ser inscritas equipes de futebol, com no máximo 10 integrantes. Os jogos em si serão apenas para lazer, o placar não vai importar, o foco é a perda de peso, vence a equipe que pesar menos ao final da competição. Para a caminhada e alongamento, que será em grupos de seis pessoas, também terá premiação por equipe e individual.

O secretaria Municipal de Esportes será a responsável pelo desenvolvimento das atividades que acontecerão, na Praça Cívica, com turmas de manhã, a partir das 7h30 e a noite, com inicio às 18h, duas vezes na semana, nas terças e quintas-feiras. O titular da pasta, Sergio Luis de Oliveira, conta que serão as atividades de alongamento seguido de caminhada, terão orientação de um educador físico. Esclarece que para aqueles que optarem pela prática do futebol os encontros acontecerão nas quartas-feiras, sábados e domingos, a partir das 18h.

O secretário Municipal de Esportes conta que os participantes terão atividades físicas extras como caminhada rural onde participarão de dinâmicas ligadas a preservação do meio ambiente como plantio de árvores, limpeza de margens de rios e recolhimento de lixo nos trechos rurais percorridos. Ele cita também que ao longo do programa haverão palestras com temas relacionados a alimentação, auto estima, saúde, entre outros.

O secretário de Saúde, Mario José Avais de Mello Filho, explica que todos os inscritos passarão por exames como glicemia, pressão, pesagem para cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e anamnese, antes de iniciarem as atividades. “Esse primeiro exame será realizado por equipe médica do Plano de Saúde São Camilo que fará acompanhamento mensal dos participantes. Uma equipe da secretaria Municipal de Saúde também acompanhará realizando avaliações quinzenais”, detalha.

O secretário Municipal de Administração, José Alexandre Muller, ressalta que o desenvolvimento do programa foi uma determinação do prefeito Osmar Blum, “a pedido do prefeito, estamos desenvolvendo esse projeto para estimular a prática de atividade física, a alimentação saudável, a prevenção e diminuição do stress, o controle de peso, evitando dessa forma, que a população adoeça de doenças ligadas à obesidade, ansiedade, e conseqüentemente uma melhora na qualidade de vida”, comenta.

Muller destaca que a fundamentação do Programa Bem-Estar está atrelado a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que é assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Ele revela que todo desenvolvimento do Programa Bem-Estar que iniciará no dia 6 e seguirá com encerramento no dia 13 de dezembro, conta com o trabalho das secretarias de Administração, Saúde, Esportes, Meio Ambiente e apoio do Plano de Saúde São Camilo e Sanepar.