Correio dos Campos

Evento marca abertura da exposição “87 anos de História” do Sindileite-PR

Frísia Cooperativa Agroindustrial recebe convidados e abre exposição ao público no auditório Leendert de Geus
25 de junho de 2019 às 13:47
Exposição permanece em Carambeí até o dia 12 de julho. (Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A cidade de Carambeí, na região dos Campos Gerais do Paraná, recebeu na última quarta-feira (19) a abertura oficial da Exposição “87 anos de História”, que conta, com fotografias históricas, a trajetória do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindileite-PR) desde a fundação, em 1932. A exposição permanece na cidade até o dia 12 de julho. Nos próximos meses ela também vai passar pelas cidades de Francisco Beltrão, Toledo e Maringá.

O evento, realizado na Frísia Cooperativa Agroindustrial, reuniu cerca de 40 pessoas, entre diretores, representantes do Sindileite e da Associação do Parque Histórico de Carambeí. O Sindileite-PR foi um dos nove sindicatos que, no ano de 1943, fundaram a Fiep e é um dos mais antigos ainda em funcionamento. Para o presidente-executivo do Sindileite, Wilson Thiesen, a Frísia tem um papel relevante na trajetória da entidade. “A cooperativa, quando ainda era Batavo, foi a primeira indústria de leite instalada no Paraná. Tanto na história do Sindileite quanto na minha trajetória profissional aprendi muito com os antigos dirigentes da Frísia”, relembrou Thiesen ao destacar o trabalho cooperativista exemplar de Dymphnus Roeland Vermeulen e Keimpe van der Meer.

Durante o evento, foi prestada homenagem a um dos mais antigos e relevantes cooperados da Frísia na atividade leiteira, o produtor Adrijan Los, que conta com 66 anos de cooperativismo e recebeu o livro “Sindileite Paraná – 87 anos de história na defesa dos interesses do setor leiteiro paranaense”, de autoria do jornalista Samuel Zanello Milléo Filho. Elaborada com apoio do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Sistema Ocepar, a obra tem 260 páginas e inicia sua trajetória pela história do leite, desde as civilizações mais antigas, e passa pela chegada dos imigrantes alemães menonitas em Curitiba. Milléo conta que essas famílias se instalaram nos bairros do Boqueirão e Xaxim e passaram a se dedicar à produção de leite, com distribuição direta nas casas. Segundo o escritor, trata-se de um profundo estudo de pesquisa que mostra com fotos da época o quanto Curitiba foi uma cidade rural até o início da década de 1960.

Os registros sobre as lutas e conquistas do setor mostradas no livro e na exposição foram enaltecidas pelo presidente da Frísia, Renato Greidanus. “É uma referência para as futuras gerações. São histórias que relatam o trabalho de pioneiros que contribuíram para importantes conquistas do setor. Ter um órgão tão representativo como o Sindileite é de suma importância na defesa de interesses de toda a cadeia, do produtor à indústria, além dos benefícios para o consumidor”, destacou Greidanus.

A exposição também teve participação ativa da Associação do Parque Histórico de Carambeí (APHC), que contribuiu com imagens de época do acervo museal. Para o presidente da APHC, Dick Carlos de Geus, que também compareceu no evento, o setor leiteiro teve uma fundamental relevância para a economia local. “Carambeí e a região dos Campos Gerais tiveram como atividade principal o leite, que promoveu geração de renda e contribuiu para o processo de colonização. Acompanhei o trabalho do Sindileite, sendo uma satisfação sempre estar próximo do presidente-executivo Wilson Thiesen. Certamente esse legado deixou inúmeras conquistas para o cooperativismo do Estado num trabalho conjunto e árduo que iniciou com os pioneiros e que hoje estão consolidados numa cadeia de relevância nacional”, destacou.

Serviço

Exposição “87 anos de História do Sindileite/PR”

Livro Sindileite Paraná – 87 anos de história na defesa dos interesses do setor leiteiro paranaense”

Período da exposição: de 19 de junho a 12 de julho de 2019, de segunda a sexta-feira, em horário comercial

Local: Frísia Cooperativa Agroindustrial – Auditório Leendert de Geus

Endereço: Avenida dos Pioneiros, 2324 – Carambeí (PR)

Contato para informações: (42) 3231-9022, com Fernanda.