Correio dos Campos

Sebrae/PR vai conectar startups com produtores na Digital Agro, em Carambeí

Entidade vai apresentar negócios inovadores que desenvolvem soluções para demandas tecnológicas do agronegócio
10 de junho de 2019 às 23:08
Digital Agro acontece de 11 a 13 de junho, em Carambeí. (Peterson Strack)

COM ASSESSORIAS – O Sebrae/PR vai marcar presença na Digital Agro 2019 – Soluções Integradas para o Campo, feira organizada pela Frísia Cooperativa Agroindustrial para apresentar e discutir inovações no campo, que será realizada de 11 a 13 de junho, em Carambeí, na região dos Campos Gerais. No dia 11, o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, fará a palestra com o tema “Diretrizes para promover o ambiente regional de inovação”.

No estande do Sebrae/PR, startups como a Caqui e Seas Agro, apresentarão seus produtos e o público também poderá conhecer as soluções que a entidade disponibiliza com foco na transformação digital e oportunidades para micro e pequenas empresas. “A participação do Sebrae/PR na Digital Agro estabelece uma série de parcerias que estão sendo programadas com a Frísia Cooperativa Agroindustrial”, adianta a consultora, Thaise Amaral Orita.

A transformação digital como estratégia de ampliação de oportunidades para empresas e empreendedores rurais está alinhada à atuação do Sebrae/PR na região, com ações em mercado e inovação para os setores de metalmecânica/mecatrônica, químicas/materiais e o agronegócio. “A Digital Agro fortalece o ecossistema de inovação e reforça a importância de aproximar startups, produtores e grandes empresas para aturarem no desenvolvimento de soluções tecnológicas e sustentáveis no campo”, projeta a consultora.

Para o CEO da startup Seas Agro, Samuel Kramer Schwiderke, a participação na Digital Agro reforça que é possível empreender criando tecnologias para o campo. A Seas Agro realiza o monitoramento climático de cada talhão de uma propriedade, cruza os dados e, através da inteligência artificial embarcada na plataforma, consegue dar a probabilidade de cada doença que pode ocorrer no talhão monitorado. “Com isso, o produtor já tem uma otimização na aplicação de defensivos agrícolas, redução de custos e informações mais precisas”, garante Samuel.

Os empresários e cofundadores da startup Caqui – plataforma de gestão de documentos colaborativa e ágil para qualquer usuário interagir – Maurício Gondak e Clarissa Souza estão otimistas com o retorno do evento. Em 2018, eles participaram como visitantes da feira e conheceram a startup Coopig, nascendo parcerias entre as startups. “A parceria resultou em projeto finalista no Inovapork 2019”, cita Clarissa.

Para ela, a Digital Agro gera uma conexão entre os interessados na rede do agronegócio, em um único espaço, potencializando novos negócios. “É uma possibilidade de sermos uma vitrine para outras startups, apresentar nossa solução para o setor, interagir e fazer pitches de vendas. Estamos entusiasmados com as novas oportunidades”, conta.

Programação

Em paralelo à Digital Agro acontece o Fórum Regional de Inovação Agropecuária promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que será realizado na manhã do dia 11. O diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, palestrará sobre o tema “Diretrizes para promover o ambiente regional de inovação”, das 8h30 às 9h50. Outros dois temas serão abordados no Fórum, como ‘Demandas regionais de inovação para agropecuária’ e ‘Desafios e oportunidades para desenvolver e implantar inovações na agropecuária’.

No período da tarde, será a vez do Fórum Comercial, que levará para a Digital Agro palestrantes renomados. No dia 11, à tarde, também está prevista a abertura oficial do evento. Já nos dias 12 e 13 o público poderá conferir as novidades dos expositores e outras palestras com nomes que são referências em gestão e tecnologia.

A feira

A feira deste ano contará com aproximadamente 40 empresas expositoras e apresentações que discutirão os temas transformação digital, sustentabilidade, internet das coisas e smart farming (aplicação da tecnologia da informação e comunicação na agricultura). Entre o público está o produtor rural – quase 70% dos visitantes –, prestadores de serviço na área de produção e comercial, startups, empresas ligadas ao setor agro e instituições governamentais e financeiras.