Correio dos Campos

Vídeos de unboxing levantam debate sobre consumismo infantil

Conteúdos veiculados no YouTube podem causar consequências negativas para o desenvolvimento das crianças
18 de maio de 2019 às 13:25
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Mesmo que pareçam inofensivos, vídeos de pessoas abrindo brinquedos no YouTube podem ser prejudiciais para as crianças. Esse tipo de conteúdo, chamado “unboxing”, se tornou popular em 2011 e se resume a aberturas de presentes, embalagens e até doces com a intenção de fazer propaganda de um produto. Uma febre que acende o debate sobre o consumismo infantil e a consequência negativa para as crianças.

O acesso aos vídeos de unboxing têm crescido tanto que muitos youtubers recebem os produtos antes mesmo do lançamento para estimular o consumo quando o brinquedo chega às prateleiras das lojas. Também existem crianças que se apropriaram do modelo e já gravam os seus próprios vídeos.

A receita, que acumula milhões de visualizações e deixa as crianças obcecadas, tem uma explicação, pois se baseia no principal interesse delas: o brincar. Isso porque os vídeos mostram brinquedos sendo abertos e manipulados, o que estimula a curiosidade e acaba incitando o consumismo. Segundo Cris Starcke, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista Pio XII, as crianças acabam sendo atraídas por um conteúdo que não estimula o desenvolvimento. “Brincar desenvolve a criatividade, estimula o raciocínio e a coordenação motora. Da mesma forma, ficar passiva diante da tela pode comprometer o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças”.

Mesmo que os vídeos de unboxing sejam uma forma clara de publicidade dirigida a crianças, podem ser facilmente revestidos de conteúdos para entreter. É possível que essa publicidade disfarçada passe desapercebida até pelos pais, por isso acompanhar de perto o que os filhos acessam nas redes é fundamental.

Uma boa maneira de lidar com a situação é estimular brincadeiras não estruturadas e diminuir o tempo diante das telas. Muitas vezes, os conteúdos virtuais acabam tomando o espaço das brincadeiras tradicionais, que são tão importantes para contribuir com o desenvolvimento saudável e pleno das crianças. Separar um tempo na agenda para estar junto, brincar e interagir contribuem para desenvolver as habilidades de forma completa.