Correio dos Campos

Morte de macaco por febre amarela é confirmada em Carambeí

16 de maio de 2019 às 17:00
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Carambeí – A secretaria municipal de Saúde divulgou na terça-feira (14) nota técnica onde confirma a morte de um macaco por febre amarela. Já foram contabilizados oito animais mortos no município, sendo este o primeiro caso confirmado vítima do vírus, os demais estão sob investigação. Três foram encontrados na região do Boqueirão e os demais nas regiões de Catanduvas, Catinha e Alagados, “esta última localidade onde foi encontrado o macaco que positivou para o vírus”, explica Adriane Fernandes, da Vigilância Sanitária.

A orientação para a população é para aquelas pessoas que não ainda não tomaram a vacina que procurem uma Unidade Básica de Saúde ou o Centro Municipal de Saúde para receber a dose da vacina, que é a única forma de prevenção. “Principalmente os moradores da zona rural, trabalhadores dessas localidades, pessoal que coleta pinhão, da caça e pesca, também aqueles que fazem caminhada ecológica”, explica a inspetora.

As Unidades Básicas de Saúde Boqueirão, Nova Holanda, Novo Horizonte, Jardim Brasília e ESF AFCB seguem com o atendimento das 8h às 16 horas sem intervalo para o almoço. Na Sala de Vacinas do Centro Municipal de Saúde o atendimento é das 8h às 11 horas e das 13h às 16 horas.

MACACO

Adriane ressalta a importância de não matar os macacos, “Além de ser crime ambiental, ao matar os animais ficamos sem os nossos sentinelas e, conseqüentemente, aumenta o risco de propagação da febre amarela”, destaca.

“Solicitamos a população de Carambeí que se encontrarem macacos mortos ou moribundos, doentes, que comunique de imediato a Vigilância Sanitária, pelo fone 3231 – 1577 ou nos finais de semana e feriados ligar no Centro Municipal de Saúde, nos seguintes números 3231 9260 ou 3231 9250, passando a localização, seu nome e telefone que avisarão os Inspetores da VISA”, explica.

Ela enfatiza que as pessoas ao encontrarem um macaco morto, não devem tocar no animal já que não se sabe a doença que ele tem ainda. A coleta será realizada pelos inspetores sanitários municipais e veterinário da 3ª Regional de Saúde.

DEVERÃO SER VACINADOS

– Todas as pessoas acima de 9 meses

– Gestantes independentes do período gestacional

– Idosos que não apresentem comorbidades

– Mulheres que estão amamentando crianças menores de 6 meses poderão receber a vacina porém deve-se suspender a amamentação por 10 dias após a vacinação.

NÃO DEVERÃO SER VACINADAS

– Pessoas que já foram vacinadas contra a Febre Amarela anteriormente, pois uma única dose é válida para toda a vida.

– Pessoas com imunossupressão grave (quimioterapia, radioterapia, transplantados, uso crônicos de corticóides, HIV e outros).