Correio dos Campos

Sanepar e Governo do PR lançam programa Caixa D´Água

Em 2019, serão beneficiadas 1.700 famílias de 70 municípios que receberão reservatório e tubulação
15 de maio de 2019 às 20:04
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Famílias em situação de vulnerabilidade poderão ser beneficiadas com o Programa Caixa D´Água Família Paranaense, desenvolvido em parceria pela Sanepar e Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf). O lançamento do programa foi nesta quarta-feira (15) durante o evento Dia Mundial da Família, organizado pelo Governo do Estado e Sejuf. Assinaram a parceria o secretário Ney Leprevost e o diretor de Investimentos da Sanepar, Joel Macedo, com testemunho do vice-governador Darci Piana.

O programa visa promover a melhoria do abastecimento de água em residências urbanas de famílias em situação de vulnerabilidade e que sejam beneficiadas pela Tarifa Social da Sanepar. Em 2019, serão atendidas 1.700 famílias de 70 municípios participantes do Programa Família Paranaense. A Sanepar irá doar 1.700 kits compostos por reservatório domiciliar com capacidade de 500 litros, tubulação e base metálica. A compra do material está em fase de licitação.

A caixa d´água domiciliar é fundamental para que os moradores não fiquem sem água quando ocorrem paradas temporárias de abastecimento para a realização de serviços de manutenção ou em situação de queda de energia elétrica. Conforme recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa d’água de pelo menos 500 litros para 4 moradores.

“Por meio do programa Família Paranaense e da Sanepar, durante o governo Ratinho Junior, estamos retomando o projeto Caixa D’água levando saúde, abastecimento e cidadania para as famílias carentes do Paraná. Ter água na residência é fundamental para higiene, saúde e até para a própria alimentação”, destacou Leprevost.

O diretor da Sanepar também ressaltou que o reservatório domiciliar garante a constância do abastecimento. “O aumento do número de imóveis com reservatórios reduz os problemas de falta d’água. Programas sociais como este são fundamentais porque a baixa renda das famílias dificulta a possibilidade de os próprios moradores arcarem com os custos da implantação do equipamento”, afirma Joel.

Com a aquisição do material, a Sanepar fará a entrega às prefeituras que irão repassar aos moradores, conforme cadastro do serviço social do município. A Sanepar dará apoio técnico e capacitação para a instalação dos equipamentos.