Correio dos Campos

Aliel se reúne com reitores contra cortes na Educação

Governo Federal anunciou corte de 30% no orçamento das instituições. Para reitor da UFPR, perda inviabiliza funcionamento a partir do segundo semestre
13 de maio de 2019 às 20:50
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O deputado federal Aliel Machado (PSB) se reuniu na manhã desta segunda-feira, 13, com reitores das Universidades e Institutos Federais do Paraná para discutir os cortes dos recursos às instituições, anunciado pelo Governo Federal. A reunião foi realizada na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e contou com a presença de parte da Bancada Paranaense em Brasília e representantes da UTFPR, Unila e IFPR.

Durante sua fala, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, alertou para a gravidade da medida. Segundo ele, o corte de 30% inviabilizará o funcionamento da instituição, já no segundo semestre. Nos institutos federais esse corte será ainda maior. Quase 100 mil alunos devem ser prejudicados em todo Estado.

“Uma perda de R$ 50 milhões no orçamento da UFPR. Nossa preocupação é igual à preocupação de todas as universidades brasileiras, assim como os institutos federais do país. A gente vai ser inviabilizado no próprio orçamento, em todas as áreas, em todos os campis, a partir do segundo semestre, no Brasil inteiro”, afirmou Ricardo Fonseca.

“A união da bancada é de fundamental importância. Isso supera os interesses partidários e é uma defesa da Educação. Não podemos aceitar que em um momento de crise como o qual estamos passando a Educação seja atacada da maneira como está sendo. Ela é inclusive um mecanismo para ajudar a sair da crise e superar os problemas que temos no país”, ressaltou Aliel, membro da Comissão de Educação da Câmara.

O reitor agradeceu o apoio da Bancada e disse que essa soma de esforços e apoio de toda sociedade pode mudar essa situação no país. “Essa conjunção de forças da sociedade e dos políticos paranaenses é aquilo que nós necessitamos nesse momento para sensibilizar o Governo Federal da catástrofe que será a manutenção desse corte”, concluiu.

O encontro contou ainda com a presença dos três senadores do Paraná, Oriovisto Guimarães, Alvaro Dias e Flavio Arns, que puderam colocar sua opinião, demonstrando que a Educação seria o último passo para cortar despesas. “Educação e saúde são primordiais para o nosso povo brasileiro”, finalizou o coordenador da Bancada, Toninho Wandscheer.

Além dos três senadores do estado, também estiveram presentes os deputados Federais: Gustavo Fruet (PDT), Luciano Ducci (PSB), Luizão Goulart (PRB), Rubens Bueno (Cidadania), Sérgio Souza (MDB), Schiavinato (PP) e Toninho Wandscheer (PROS).