Correio dos Campos

Parque Histórico participará da Semana Nacional de Museus

O museu terá ação educativa relacionada ao tema do evento nacional organizado pelo Ibram
24 de abril de 2019 às 14:49
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí prepara atividades para receber o público na 17ª Semana Nacional de Museus, que acontecerá no período de 13 a 19 de maio. O evento é promovido pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) com o intuito de celebrar o Dia Nacional de Museus, que é o dia 18 de maio, terá como tema desta edição Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições.

Neste período o Parque Histórico de Carambeí se unirá as 1.114 instituições de cultura do Brasil, que se inscreveram no evento, realizará atividades especiais para receber os visitantes. Entre as atividades organizadas pelo Educativo haverá visita mediada pelo Parque e a ação educativa Memória e Tradição: o que cabe na minha mala, que resultará em uma exposição que abrirá no período de 19 a 26 de maio.

O historiador e responsável pelo Núcleo Educativo do Parque, Lucas Kugler, explica o objetivo da ação educativa Memória e Tradição: o que cabe na minha mala. “Com a atividade irei propor aos grupos uma reflexão sobre hábitos culturais que fazem parte das nossas identidades e como o sentido de tradição é construído. Ao término da visita, o grupo será levado até um painel onde poderão expressar e compartilhar com o público as tradições que fazem parte da sua identidade e o que levariam de tradição consigo em sua mala de viagem, caso imigrassem para outro país”.

Kugler continua explicando que o painel montado para que os visitantes compartilhem suas experiências sobre a temática da Semana de Museus, este ficará exposto por um período de tempo nas instalações da instituição. “Quando finalizar a Semana de Museus iremos expor o painel que é resultado da ação educativa, o qual ficará em evidência no Parque para que o público possa ver e interpretar o que os outros visitantes escolheram como suas tradições pessoais que levariam em suas malas de viagem. Deste modo queremos propor uma atividade colaborativa entre os grupos e o público espontâneo”.

Serviço:

A ação educativa Memória e Tradição: o que cabe na minha mala é destinada a todos os públicos. Para participar é necessário entrar em contato pelo e-mail [email protected], ou telefones 42 3231-5063 e 98433-4639 para marcar o horário.