Correio dos Campos

Carambeí intensifica vacinação contra a Febre Amarela

4 de abril de 2019 às 15:24
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Carambeí – O município intensifica a vacinação contra a Febre Amarela a partir desta quinta-feira, 4, com a disponibilidade das doses em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 9h as 11h e 13h30 as 16h. A secretaria Municipal de Saúde avisa que o município está em alerta para Febre Amarela e a única forma de evitar a doença é a vacinação.

Todos acima de 9 meses até 59 anos e gestantes, em qualquer idade gestacional, deverão receber a dose única. Acima dessa idade, 60 anos, a vacinação deve ser realizada quando não há histórico de doenças, se houver é necessário a liberação por um médico. No ato da vacina é necessária a apresentação da Carteira de Vacinação, RG e Cartão SUS. Médicos, enfermeiras, técnicas, agentes de Saúde e Endemias participaram no dia 2 capacitação para atuarem na frente de combate a Febre Amarela.

No sábado, dia 6, equipes de vacinação estarão na Unidade Básica de Saúde do Catanduvas, das 9h às 16h, na UBS Nova Holanda, das 8h às 16h e haverá ainda equipes volantes na Vila Esperança e nas proximidades da PR 151, para vacinar os vendedores de pinhão.

Outro mutirão de vacinação acontecerá no dia 13 com equipes volantes na Vila Esperança, PR151, na região do Catanduvas – Alagados, Ponte Preta, Ronca Porco, Campina do Jotuva, Limpo Grande, Catinha, Campina do Carambeí e redondezas da Capela Imaculada Conceição. Também nas localidades de Tainha, Lajeado, Cassandoca e Areião. No dia 27 a ação será nas localidades de Barbados, Balsa do Rio Tibagi, São João, Santa Cruz, Santo André, Mangabeira, Nogueira, Pilatos e Sanepar.

Para aqueles que comprovarem a vacinação por meio do registro na Carteira de Vacinação não é necessário receber outra dose, porém é preciso comparecer a uma Unidade Básica de Saúde em posse desse documento para fazer a comunicação no sistema do Ministério da Saúde.

O risco da Febre Amarela silvestre no município é alto devido aos macacos encontrados mortos, pela doença, em Castro e Ponta Grossa, municípios limítrofes de Carambeí. Em Carambeí no dia 26 de março também foi recolhido na área rural do Catanduvas um macaco Bugio, sem vida, e encaminhado para exame no Lacen – Laboratório Central do Estado do Paraná.

Diante desse quadro consultores e pesquisadores do Ministério da Saúde, junto a uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde e secretaria Municipal de Saúde realizaram expedições na área rural do Catanduvas a procura de possíveis macacos doentes ou mortos e também para coleta dos dois mosquitos Haemagogus e do gênero Sabethes, que são os transmissores, ciclo silvestre, do vírus da Febre Amarela. Na oportunidade também foram vacinados moradores.