Correio dos Campos

As transformações urbanas de Carambeí serão retratadas em exposição fotográfica

Fotografias antigas retratam as mudanças pelas quais o município passou e mostram os vestígios do modo de vida rural que ainda permanecem
3 de abril de 2019 às 15:46
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Com a mostra fotográfica Entre o Rural e Urbano: configurações do espaço em Carambeí a estagiária Karen Barros, do Núcleo de História Patrimônio do Parque Histórico de Carambeí, tem a intensão de apresentar as modificações que ocorreram com o passar do tempo e que mesmo assim o município possui resquícios de uma comunidade rural.

“Carambeí, mesmo com o passar dos anos, ainda possui uma imagem de cidade rural. Isto podemos observar na arquitetura de algumas casas na Avenida dos Pioneiros e a presença de máquinas agrícolas transitando pelas vias principais da cidade.”, relata Karen.

Para estruturar a exposição foram analisadas fotos antigas de Carambeí e os antigos exemplares do jornal da Batavo serviram como base teórica para mostrar os aspectos rurais e o potencial que o município tem em relação a agricultura. “Com os registros fotográficos podemos observar as transformações que o pequeno centro sofreu, a expansão decorrente ao trabalho no campo e o potencial do agronegócio”, explica a estagiária.

O público perceberá, por meio de fotos antigas e mais recentes, o que Carambeí era e como se transformou com a expansão de outros núcleos que deixaram de se concentrar unicamente ao redor da Avenida dos Pioneiros. As imagens também mostram que as máquinas agrícolas utilizadas na lavoura e trabalho no campo serviam como meio de sociabilidade, também eram o transporte para atividades religiosas e de laser.

Serviço:

A mostra fotográfica Entre o Rural e Urbano: configurações do espaço em Carambeí ficará na Casa da Memória, primeira ala museal do Parque Histórico, abrirá ao público a partir do dia 5 de abril com entrada gratuita. A exposição poderá ser visitada de terça a domingo, das 11h às 18h, mais informações pelos telefones 42 3231-5063 e 98433-4639.