Correio dos Campos

A Pedagogia da Escuta e seus benefícios para as crianças

* Por Rafaelly Carvalho da Silva Molina - Coordenadora do Segmento da Educação Infantil do Colégio Marista Cascavel
11 de março de 2019 às 18:19
(Divulgação)

Exercer o protagonismo ensina a construir significados sobre o mundo que as rodeia

 

Dar voz às crianças e desenvolver a escuta sensível são dois princípios que norteiam a Pedagogia da Escuta, uma abordagem acolhedora que tem ganhado cada vez mais espaço na Educação Infantil. Aqui, o entendimento é de que as crianças têm o direito de serem ouvidas, com assuntos importantes a nos dizer e contar, mas não usam da verbalização espontânea como os adultos. Elas se comunicam de múltiplas formas, seja textualmente ou corporalmente, por isso o desafio de compreendê-las muitas vezes pode se tornar dificultoso.

A sensibilidade de perceber o que a criança tem a nos dizer fez com que o ato de escutar fosse investigado com maior atenção e cuidado. Atualmente, fala-se muito que a criança necessita exercer o protagonismo para aprender a fazer leituras do mundo e, com isso, construir significados, principalmente para ressignificar o mundo que a rodeia.

Somente dando oportunidades para que essa escuta seja exercida é que o desenvolvimento integral e intelectual poderá ser impulsionado, transcendendo seus conhecimentos. Principalmente na fase da primeira infância, oportunizar que a criança verbalize, se comunique de diversas formas, é primordial para que ela se expresse com segurança.

Nesse contexto, a família e a escola assumem um processo de mediação na construção desse pensamento. Porém, as tentativas e formas que são utilizadas para tanto, essas sim, dependem exclusivamente da sensibilidade do adulto para encorajá-la nas escolhas, oferecendo oportunidades para a independência e interdependência.

Para adotar a escuta ativa é preciso estabelecer uma comunicação efetiva, se agachando na mesma altura da criança e olhando nos olhos. Assim, as crianças sentem que estão sendo ouvidas e compreendidas. Outro ponto muito importante é oferecer tempo para a criança pensar, interagir, se relacionar e estabelecer conexões. Isso significa reconhecer que uma ampla série de oportunidades devem estar disponíveis para apoiar a participação das crianças, respeitando assim seu potencial.