Correio dos Campos

Sala de Vacinas intensifica trabalho para vacinação contra Febre Amarela

26 de fevereiro de 2019 às 20:26
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Carambeí – O Paraná está em alerta contra a Febre Amarela, com indicação de vacinação em todas as cidades, para todo a população de 9 meses a 59 anos. Em Carambeí, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, ministra as doses durante todos os dias, das 08h30 às 11h e das 13h às 16h, na Sala de Vacinas no Centro Municipal de Saúde.

A enfermeira responsável pelo departamento de Vigilância Epidemiologia, Gisele de Paula Machado, explica que em Carambeí a vacinação contra Febre Amarela para a população de 9 meses a 17 anos está dentro da meta de cobertura vacinal. “Com a campanha deflagrada pela secretaria de Estado de Saúde e também da Educação, em 2018, que estabeleceu a obrigatoriedade da apresentação da Carteira de Vacinação, em dia, para matrículas na rede pública e particular de ensino, toda essa população de idade escolar está imunizada com as doses preconizadas pelo Ministério da Saúde. As crianças de 9 meses até 4 anos que não estão na escola também integram o índice de cobertura”, declara.

A enfermeira do departamento de Epidemiologia esclarece que a população de idade adulta até 59 anos que não recebeu a dose da vacina contra Febre Amarela, ou também que não tem registro documental, necessita receber a imunização. “É importante lembrar que a Carteira de Vacinação é um documento exigido para diversas situações e, mais que isso, é a garantia da prevenção de várias doenças”, avisa.