Correio dos Campos

Projeto de Hussein Bakri institui o Dia Estadual do Produtor da Erva-Mate no Paraná

Data será comemorada anualmente em 2 de fevereiro, em reconhecimento à importância social, cultural e econômica do produto para o Paraná
14 de fevereiro de 2019 às 15:21
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O deputado estadual Hussein Bakri (PSD), anunciou esta semana, durante o evento “Mate Talks”, em Bituruna, o projeto de lei que cria o Dia Estadual do Produtor de Erva-Mate no Paraná. A proposta foi protocolada esta semana na Assembleia Legislativa e após aprovada, a data de 2 de fevereiro estará no calendário oficial do Estado, homenageando os produtores de erva.

“É um gesto simbólico, mas que representa muito. Trata-se de um setor crucial não só para a economia, mas também para a história e a cultura do Paraná”, afirma Hussein. O anúncio foi feito em Bituruna durante o evento “Mate Talks”, que reuniu líderes políticos, produtores e empresários da erva-mate para debaterem legislações, pesquisas e políticas públicas para o setor.

Na justificativa do projeto, Hussein Bakri afirma que a erva-mate é uma das maiores responsáveis pela construção da identidade histórica do Paraná. Por quase um século, entre 1853 e 1929, o produto respondeu por cerca de 85% da economia estadual.

Além disso, a Região do Vale do Iguaçu, no Sul do estado, é considerada a maior produtora de erva-mate do mundo. “Tendo em vista a relevância social, cultural e importância econômica do produtor de erva-mate no Estado do Paraná, é que se justifica o presente projeto, sendo digno de reconhecimento público por esta Casa de Leis”, diz a proposta.

A escolha pelo dia 2 de fevereiro se dá pelo fato de nesta data, em 1885, ter sido inaugurada a Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, que permitiu o transporte da erva-mate para exportação.