Correio dos Campos

Parque Histórico realiza oficina de capacitação para professores

Profissionais da Rede Municipal de Ensino participaram de treinamento com Núcleo Educativo do museu com o objetivo de conhecer os temas abordados no museu para trabalhar em sala de aula e a história de Carambeí
7 de fevereiro de 2019 às 14:28
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Com o intuito de estreitar os laços entre o museu e a escola, o Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí preparou um treinamento especialmente para os professores da Rede Municipal de Ensino da cidade. A capacitação aconteceu na terça, no Parque Histórico, foi dividida em dois turnos para trabalhar separadamente com professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, em conformidade com as atividades pedagógicas realizadas em cada faixa etária dos alunos.

A oficina voltada para educadores teve por finalidade construir coletivamente um roteiro que forme um diálogo entre o museu e a escola. “Na oportunidade, apresentamos uma cartilha que aponta quais os temas das disciplinas do Ensino Fundamental I, alicerçado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), podem ser observadas e trabalhadas antes, durante e depois da visitação no museu atuando como uma possibilidade de apoio pedagógico para o professor”, explica Lucas Kugler, coordenador do Núcleo Educativo do Parque Histórico.

A capacitação multidisciplinar foi dividida em dois turnos, no período da manhã foi destinada aos professores do Ensino Fundamental I e no período vespertino aos educadores da Educação Infantil. “Apesar da cartilha ser destinada aos profissionais do Ensino Fundamental I a ação contemplou professores e professoras da Educação Infantil para que possam trabalhar no museu, experiências que mais tarde seus alunos poderão associar com os conceitos aprendidos do Fundamental I adiante”, complementa o historiador.

Carolline Marcos da Silva, professora de educação física da Rede Municipal de Ensino, relata sua experiência com a capacitação e como fará o link com a sua disciplina. “O palestrante deu ênfase em como poderíamos associar a alimentação, um dos temas que compõe a cartilha, a visitação a exposição que faz os resgate de brincadeiras antigas. Estes são dois temas que consigo trabalhar a história de Carambeí associado a educação física, que é a disciplina que trabalho na rede municipal”.

Lucas reconhece o dia de treinamento como uma experiência frutífera. “Houve interesse dos professores e foi uma oportunidade para troca de experiências. Nós, profissionais do Núcleo Educativo aprendemos muito com a experiência e visão pedagógica dos educadores presente. O que nos fez sentir mais preparados para mostrar que o museu não é um templo, onde as pessoas pensam que só podem observar em silêncio. O museu é um fórum, um lugar de diálogo e construção coletiva do saber. Museu é um lugar para todos, museu é lugar de criança. As sementes plantadas agora serão colhidas no decorrer deste ano”.

A secretária municipal de educação e cultura, Ana Wieslava, anima-se com a parceria firmada com o Parque Histórico de Carambeí. “Esta parceria com o museu veio para fortalecer o trabalho realizado no ensino. Neste seis anos que estou à frente da secretaria posso afirmar que esta oficina realizada pelo Núcleo Educativo do Parque superou minhas expectativas, onde ofereceram aos professores um produto de excelente qualidade que enriquecerá o ensino em sala de aula. A união entre o setor público e o museu fará com que educação do município se torne modelo no Estado”.