Correio dos Campos

Base de 40 deputados dará apoio irrestrito à Educação do Paraná, garante Hussein Bakri

Ao lado do governador Ratinho Júnior em evento com diretores, líder do governo afirmou que relação com professores será de defesa intransigente da valorização da categoria
29 de janeiro de 2019 às 18:01
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Às vésperas do início do ano letivo nas 2,1 mil escolas estaduais do Paraná, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) anunciou aos diretores as três metas que traçou para a área em 2019: colocar PMs da reserva na porta de cada instituição; oferecer três merendas aos alunos; e enviar para intercâmbio no exterior os melhores estudantes do estado. Ao lado de Ratinho, o líder do governo e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD), garantiu apoio irrestrito às medidas por parte dos 40 parlamentares da base aliada.

Na manhã desta terça-feira (29), Ratinho e Hussein participaram do “Seminário de Diretores – Aprendizagem em Foco 2019” no Teatro Guaíra, em Curitiba. Aos diretores, o governador afirmou que as escolas terão todas as ferramentas para que a Educação do Paraná seja a melhor do país ao longo dos próximos quatro anos, o que se refletirá no desenvolvimento econômico e social do estado. “O compromisso de vocês diretores não é comigo − eu sou passageiro no governo −, mas com a profissão de professores que vocês escolheram e com os jovens do Paraná”, disse Ratinho Júnior.

Já Hussein destacou o novo momento pelo qual passa o estado, com o fim de indicações políticas para cargos-chave e sem o “velho toma lá, dá cá”. Como exemplo imediato, o líder do governo citou a redução de 28 para 15 secretarias de Estado. “Vocês, diretores, sabem quem é o presidente da Sanepar? Não? Não sabem porque ele não é um figurão da velha política. O Claudio Stabile é um nome técnico, que tem o respeito do mercado. E assim será feito na Educação, com exames seletivos para a definição dos chefes de Núcleo”, disse Hussein.

Deixando claro que o gabinete da liderança trabalhará em prol de uma Educação cada vez mais qualificada no Estado, Hussein garantiu a valorização de diretores, professores e funcionários de escolas como prioridade na gestão Ratinho Júnior. “Temos 40 deputados imbuídos desse espírito. Governador, faça as reformas e a economia que o Paraná precisa, com nosso total apoio. A relação da Assembleia com vocês da Educação será sem desgaste nos próximos quatro anos e sempre no sentido de que vocês sejam valorizados”, comprometeu-se o líder do governo.

Metas da gestão

Segundo Ratinho Júnior, já em fevereiro será lançado o projeto “Escola Segura”, por meio do qual policiais militares da reserva farão a segurança na porta e no entorno das escolas. Além disso, está em fase de implantação o reforço na alimentação dos estudantes e o programa “Ganhando o Mundo”, em que professores e alunos terão a experiência de conhecer outros país, como Canadá, Estados Unidos, Espanha.

Os desafios, porém, não param por aí. O Secretário da Educação, Renato Feder, revelou aos diretores os principais objetivos da pasta: atingir o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil no Ensino Médio e nos anos finais em 2021; aumentar o número de alunos na rede estadual; e fazer o professor se sentir um dos profissionais mais valorizados do Paraná.