Correio dos Campos

Terceira maior produtora de sementes do Paraná marca presença em feira de tecnologia no MS

Produção da Sementes Batavo tem padrão de qualidade superior ao da regulamentação vigente para o setor
16 de janeiro de 2019 às 13:27
Sementes Batavo marca presença na Showtec 2019. (Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Entre os dias 16 e 18 de janeiro, a Showtec 2019 oferece aos seus visitantes a oportunidade de entender que um bom cultivo começa com uma decisão a ser tomada antes mesmo do plantio: a escolha das sementes. A Sementes Batavo, marca da Frísia Cooperativa Agroindustrial, quer mostrar para a maior feira de tecnologia agro do Mato Grosso do Sul, em Maracaju, a 150 km de Campo Grande, que a qualidade das sementes é fundamental para definir o potencial da produtividade agrícola.

A Sementes Batavo tem a terceira maior produção do Paraná. Isso equivale a mais de 700 mil sacas de diversas variedades de sementes, seguindo altos padrões de qualidade. Entre elas estão a soja, o trigo e a aveia.

Na Frísia, a rastreabilidade da produção faz parte de um controle rigoroso e envolve cuidados minuciosos – estipulados pela própria cooperativa – que vão do plantio à distribuição. É o caso, por exemplo, das sementes de soja. “Realizamos testes que asseguram um potencial de germinação de 85%, acima da regulamentação vigente que prevê 80%”, afirma Antônio Alberto Gomes da Silva, coordenador comercial da área de Sementes.

Para garantir esse padrão, os campos são frequentemente vistoriados ao longo de todo o ciclo da cultura e a cooperativa trabalha apenas com produtores que fazem uso de maquinário adequado. Após a colheita, as variedades são recebidas e processadas sem que haja misturas. Elas ainda passam por mais dois pontos de avaliação: na entrega e após o beneficiamento, onde são 100% resfriadas a 12ºC para conferir maior longevidade.

Por fim, o produto chega à análise oficial do Ministério da Agricultura, que prevê padrões mínimos de classificação. Se não atende aos requisitos, a semente é “descartada” como grão. “O resultado desse longo processo é um produto com alto padrão de qualidade, capaz de atender às condições específicas de áreas de cultivo no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, explica Silva.

Em atividade há mais de 40 anos, o setor de sementes da Frísia trabalha atualmente com uma média de 30 variedades de soja ao ano. A região onde a cooperativa está inserida, com condições climáticas amenas, também contribui para o poder germinativo e o vigor das sementes durante o armazenamento – período pelo qual também passam por constantes análises.