Correio dos Campos

Sem acolhimentos, Casa Lar Talita fecha para reformas e adequações

21 de novembro de 2018 às 12:25
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Carambeí – A Casa Lar Talita contabiliza mais de 30 dias sem acolhimentos. Em funcionamento desde 2009, é a primeira vez que a situação ocorre. Diante dessa realidade o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA deliberou, nesta terça-feira (20), pela interrupção dos serviços da Casa Lar para obras de reformas e adequações da estrutura predial e regularização da documentação nas áreas de vigilância sanitária e corpo de bombeiros.

Essa situação inédita é fruto do trabalho de prevenção realizado pela rede de proteção a criança. “É resultado de um trabalho mais efetivo da nossa equipe, com aproximação das famílias para acompanhamento e após receberem de volta as crianças. Nós focamos na prevenção, no combate aos problemas que podem culminar no processo de desabrigamento”, conta o coordenador da Casa Lar, Eleandro Teixeira.

Ele relata que nesses anos o município recebia crianças vindas do município de Castro, uma vez que Carambeí pertence a mesma comarca. “Nós passamos a questionar essa situação junto ao poder judiciário, já que a casa lar de Carambeí é mantida 100 por cento pelo município, diferente de Castro que recebe recursos federais e estaduais”, explica. Eleandro conta que o Poder Judiciário teve o mesmo entendimento, baseado no Estatuto da Criança e Adolescente, e parou de enviar crianças do município vizinho para Carambeí.

“Essa medida facilitou nosso trabalho, possibilitou que através do diagnóstico da realidade do nosso município e num trabalho conjunto com a Rede de Proteção e equipe técnica pudemos assim solucionar problemas que poderiam desencadear em um acolhimento”, conta.

Nesse período se houver necessidade de abrigar criança o município vai celebrar termo de cooperação com municípios vizinhos para o acolhimento.