Correio dos Campos

Frísia é uma das maiores companhias da região Sul do Brasil

Em ranking do Grupo Amanhã e PwC Brasil, cooperativa é a 18ª do Paraná e 49ª da região
14 de novembro de 2018 às 18:48
(Rodrigo Covolan)

COM ASSESSORIAS – A Frísia Cooperativa Agroindustrial é uma das maiores empresas da Região Sul do Brasil. O resultado foi apresentado no ranking 500 Maiores do Sul, elaborado pelo Grupo Amanhã e PwC Brasil. Este é o terceiro reconhecimento que a cooperativa paranaense recebe no ano.

A cooperativa com sede em Carambeí (PR) é a 18ª maior empresa do Estado em 2017 (período analisado no ranking), subindo quatro posições comparada à medição de 2016, quando estava na 22ª colocação. Entre as 500 maiores do Sul, a cooperativa é a de número 49, subindo uma posição frente ao ano anterior.

Com receita líquida de mais de R$ 2,3 bilhões, a Frísia também tem destaque junto ao Valor Ponderado de Grandeza (VPG), índice que calcula a soma de patrimônio (com peso de 50%), receita líquida (40%) e resultado líquido do exercício (10%). O VPG da cooperativa é de R$ 1,3 bilhão.

Para o diretor-presidente da Frísia, Renato Greidanus, a colocação alcançada orgulha os cooperados, suas famílias e os colaboradores. “Apesar de toda a dificuldade que o Brasil enfrenta há alguns anos, conseguimos seguir com o nosso planejamento, executando os investimentos necessários e trabalhando uma gestão com excelência. Estamos muito felizes com esse resultado e continuaremos trabalhando para produzir mais e com respeito socioambiental”, destaca Greidanus.

Anteriormente, a cooperativa foi agraciada com o prêmio “Destaque do Ano 2018” categoria “Leite”, da revista A Granja, e, pelo segundo ano consecutivo, a melhor cooperativa agrícola do país na categoria Recursos Humanos, conforme o ranking “As 1.000 Maiores Empresas”, feito pela revista Isto É Dinheiro, da Editora Três.