Correio dos Campos

Festival Gastrocriativa tem atividade inspirada no programa Masterchef

Momento mais esperado será na terça-feira, quando alunos participam do Desafio da Caixa Surpresa
12 de novembro de 2018 às 15:52

COM ASSESSORIAS – Nesta semana, a Alegra participa da 3ª edição da Gastrocriativa, evento gratuito realizado pela Uniopet que conta com cursos, chefs, desafios gastronômicos e food trucks. De 12 a 14 de novembro, diversas palestras serão realizadas por convidados, que irão abordar assuntos como o segredo da afiação de instrumentos, até curiosidades e dicas sobre carnes, cafés e cervejas.

O ponto alto do evento será na terça-feira (13/11), quando acontece o Desafio da Caixa Surpresa. Desde 2010 a atividade é realizada com os alunos do curso de gastronomia e consiste em dividir as turmas em trios para preparar um prato com o insumo surpresa daquele ano. Nesta edição, a Alegra entrou como patrocinadora, e o corte a ser utilizado será revelado somente na hora. “Esse momento é muito inspirado no Masterchef, quando os participantes ficam ansiosos para descobrir qual será o material que irão utilizar para a preparação do prato”, conta a coordenadora do curso de Gastronomia da UniOpet, Camila Pazello.

Entre os convidados para os três dias de evento estão os chefs Mauricio Dobis – consultor da Alegra – Eduardo Scorsin, Lincoln Oms – colunista do Sabor & Saber -, Silvano Silva, e o sommelier André Soares Rodrigues. Dobis irá falar sobre a preparação de cortes suínos, explicando as melhores formas de temperar e assar a carne de porco. A palestra dele será na quarta-feira (14/11), às 10h. “É muito importante podermos falar diretamente para o público acadêmico. Eles aprendem muitas coisas no curso, mas ter o contato com profissionais de fora, que atuam em diversas áreas, é essencial. Para nós, é uma honra estar aqui e dividir um pouco do nosso conhecimento e experiência, afinal, esses jovens serão os chefs do futuro”, comenta Dobis.

Confira abaixo a programação completa:

Segunda-feira, 12/11

8h – Palestra com Eduardo Scorsin: Cafés
10h – Palestra com Chef Lincoln Oms/Sabor e Saber: Os caminhos além da cozinha
19h – Palestra com Eduardo Scorsin: Cafés
21h – Palestra com Chef Silvano Silva, Coordenador do Departamento de Alimentos e Bebidas Estádio/CAP

Terça-feira, 13/11

8h – Desafio da Caixa Surpresa: Patrocínio Alegra Foods
10h – Palestra com Ronaldo Cruz: O segredo da afiação duradoura
19h30 – Palestra com André Soares Rodrigues: sommelier de cervejas, sócio-administrador do bar Spirits e apaixonado por coquetelaria

Quarta-feira, 14/11

8h – Palestra com Chef Silvano Silva, Coordenador do Departamento de Alimentos e Bebidas Estádio/CAP, e Pedro Vieira, proprietário do Ginger
10h – Palestra com Chef Mauricio Dobis: chef consultor da Alegra Foods
19h – Palestra com Chef Lincoln Oms/Sabor e Saber: Os caminhos além da cozinha
Encerramento: Festa Gastrocriativa com Food trucks e DJ

Serviço

Quando: 12 a 14 de novembro, das 8h às 21h
Onde: Avenida Getúlio Vargas, 892, Rebouças, Curitiba – Faculdade Opet
Quanto: Entrada gratuita