Correio dos Campos

Londrina recebe a sétima edição dos Jogos Abertos Paradesportivos

9 de novembro de 2018 às 11:07
(Thiago Chas/SEET)

COM ASSESSORIAS – Na próxima quarta-feira (14.11) Londrina receberá a sétima edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPS), evento de rendimento com a participação de diversos atletas paralímpicos, medalhistas Sul-Americanos e Pan-Americanos. A abertura será no ginásio do Colégio Vicente Rijo, às 19h30.

A competição terá a presença de 43 cidades e o número confirmado de 1.312 atletas, somando mais de 1.500 participantes, entre organizadores, arbitragem e dirigentes. As disputas iniciam no dia 15 e encerram no domingo, dia 18, em 13 praças esportivas com a participação de diversos atletas paraolímpicos e medalhistas em competições internacionais.

A maior delegação será a de Curitiba, com 175 integrantes. Maringá vem em seguida com 152 participantes e logo atrás está Cascavel com um total de 131 pessoas. A capital paranaense também é a maior vencedora de todas as edições da competição.

Neste ano serão 17 modalidades: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha adaptada, futsal – deficiência intelectual, goalball, golf 7, handebol em cadeira de rodas, Handebol – deficiência intelectual, natação, parabadminton, paracanoagem, paraciclismo, parataekwondo, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, vôlei sentado e xadrez.

Os PARAJAPS são um evento direcionado exclusivamente para pessoas com algum tipo de deficiência e fecha o calendário das competições organizadas e executadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo do Paraná (SEET).

“Esta é a competição que tem o maior investimento do Governo. O município só precisa levar a delegação. Todas as demais despesas são por conta do Estado. Alimentação, premiação, arbitragem, transporte interno da arbitragem e hotelaria para alguns atletas que são mais comprometidos fisicamente”, explica o supervisor de esporte e rendimento da SEET, Emerson Venturini “Milico”.

As três primeiras edições foram realizadas em Londrina. Na sequência Curitiba sediou o evento por dois anos consecutivos e em 2017, Maringá recebeu a disputa.