Correio dos Campos

Mônica Sousa fala sobre empoderamento feminino em Curitiba

Filha do cartunista Maurício de Sousa vai palestrar no 2º Summit Comitês Mulher do Sicredi
1 de novembro de 2018 às 11:15

COM ASSESSORIAS – O tema empoderamento feminino ganha força a cada dia no mundo todo. No Brasil, uma das principais iniciativas de inclusão da mulher nos cargos de liderança vem sendo desenvolvida pelo Sicredi – primeira instituição financeira cooperativa do País, que atende atualmente 3,8 milhões de associados em mais de 1.600 agências espalhadas por 22 estados brasileiros e no Distrito Federal

Mais de 50% da força de trabalho da instituição é feminina e a criação de comitês mulher pelas cooperativas está contribuindo para a evolução delas na hierarquia de cargos e salários. Nos próximos dias 6 e 7 de novembro, esses grupos estarão reunidos em Curitiba durante o 2º Summit Comitês Mulher, promovido pela Central Sicredi PR/SP/RJ. O evento contará com a participação de Mônica Sousa, que foi a inspiração para a personagem de histórias em quadrinhos mais famosa do Brasil.

Ela é diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções (MSP), responsável pelas atividades relacionadas ao marketing, licenciamento, publicidade e novos projetos da companhia, que neste ano desenvolveu uma série de gibis sobre educação financeira para crianças em conjunto com o Sicredi e o Banco Central.

Empreendedora com visão crítica e inovadora de negócios, Mônica Sousa levou sua atuação também para projetos de inclusão social. Ela criou o projeto Donas da Rua, para o empoderamento das meninas, em que as personagens meninas da Turma da Mônica reforçam a autoestima das futuras mulheres. Conselheira do projeto Winning Women, da EY, foi uma das ganhadoras do 12º Prêmio Excelência Mulher. É formada em desenho industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e especializada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). A MSP é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres e do Pacto Global.

Outro momento importante do 2º Summit Comitês Mulher do Sicredi será a palestra “Heart and Backbone”, da especialista em liderança, coaching e mindfulness, Sandra McDowell. Ela vai dar dicas de como as executivas podem liderar com o cérebro, melhorando a produtividade, a comunicação e o bem-estar geral.

Com um Mestrado em Liderança e especializações em Coaching Executivo (PCC), Recursos Humanos (CPHR) e Neuroleadership, Sandra tem sido uma força motriz na área de liderança da First Credit Union, do Canadá. A autora do livro “Sua mãe estava certa: 15 lições inesperadas sobre liderança e o cérebro” já atuou nos cargos de COO e CEO da cooperativa de crédito e, no início de sua carreira, recebeu um prêmio de líder jovem nacional e internacional.

Gisele Gomes, que é Especialista em Negócios Internacionais pela Universidade de Economia de Katowice na Polônia e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, também falará sobre questões de gênero e empoderamento feminino durante o evento, que contará ainda com a apresentação dos principais trabalhos desenvolvidos pelas cooperativas em prol das mulheres.

Gisele desenvolve junto ao Sicredi e ao WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito) o programa da Global Women’s Leadership Network (Rede Global de Lideranças Femininas) e o WYCUP (Programa de Desenvolvimento de Jovens Cooperativistas). É coach pelo IBC e consultora de imagem pela Ecole de Relooking, além de possuir diversas formações da ONU Mulheres.

As convidadas também irão participar do painel OpenSpace, espaço aberto para debate de ideias e sugestões sobre a atuação dos comitês nas cooperativas, coordenado pelo professor doutor Sérgio Vale da Paixão, acompanhado das consultoras Rejane Andrade e Ellen Castilho.

O evento será finalizado com o painel 15×15, coordenado pela Escola de Criatividade de Curitiba, realizado para o compartilhamento de ideias e histórias de mulheres que inspiram e realizam ações transformadoras.

Trabalho Reconhecido

Em 2018, o trabalho do Sicredi foi laureado em Singapura com o reconhecimento mundial Athena Award 2018 – conferido pelo WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito). O reconhecimento, inspirado na deusa da mitologia grega, que representa força, coragem e sabedoria, é conferido aos executivos ou instituições que deram uma contribuição notável ao desenvolvimento da liderança das mulheres no movimento das cooperativas de crédito.

Para Manfred Dasenbrock, presidente nacional do Sicredi e da Central PR/SP/RJ, esse prêmio mundial foi um momento ímpar para a instituição financeira cooperativa, pelo belíssimo trabalho de inclusão feminina realizado pelas cooperativas de crédito do Sicredi, que implementaram a primeira Sister Society brasileira. “Queremos as mulheres ainda mais próximas de nossas cooperativas, participando ativamente dos comitês, das diretorias e fazendo a diferença”, destaca Dasenbrock.

Ele lembra que é papel de todos mudar a realidade das empresas, que ainda não contam com muitas mulheres na alta cúpula. “Estamos dando a oportunidade de as mulheres saírem do silêncio e desenvolverem a liderança em torno do nosso dia a dia. Estamos fazendo um esforço nesse sentido, conscientizando todos os nossos presidentes e diretores sobre a importância do empoderamento feminino”, ressalta.

A partir dessa conscientização, as cooperativas Sicredi estruturam grupos de trabalho para a formação de um comitê mulher, que trabalha em prol dessa causa. Cada grupo tem uma agenda própria de trabalho e se reúne anualmente com outros comitês durante o Summit, momento no qual são apresentados os principais cases de sucesso.