Correio dos Campos

PGMais e Sicredi são finalistas do Prêmio Best Performance

Solução de relacionamento com cliente padronizou contatos para alerta de atrasos e recuperação de crédito
22 de outubro de 2018 às 16:12
A disponibilização de mais canais de atendimento ajudou a aumentar a eficiência da recuperação de crédito. (Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A PGMais, em parceria com o Sicredi, é finalista do prêmio Best Performance 2018, que reconhece as melhores práticas do mercado de crédito, cobrança e televendas. O case “Hub Cross Channel de Cobrança” se destacou na categoria “Excelência em cobrança multicanal” ao propor uma centralização de ações para a recuperação de crédito para as 116 cooperativas e mais de 1.600 agências do Sicredi distribuídas pelo país – mas respeitando as estratégias que atendem às especificidades de cada cooperativa. A premiação acontece no dia 24 de outubro, em São Paulo, durante o CMS Business Revolution 2018.

Um dos objetivos do projeto era aumentar a eficiência da recuperação de crédito nas primeiras faixas de atraso por meio da disponibilização de mais canais de relacionamento e centralização de ações. O primeiro passo foi um processo de higienização de dados, com atualização da base de cadastro dos associados e inclusão de outras formas de contato, como e-mail e telefone celular. Nessa etapa, também foram sinalizados os perfis com mais aderência a cobranças digitais, permitindo identificar os canais de relacionamento de preferência e que poderiam render mais chance de sucesso. A ferramenta também centralizou as informações e trouxe atualização dos dados em dashboards, permitindo o uso integrado de SMS, ligação e carta.

O projeto passou por um período de testes e foi expandido em novembro de 2017, por meio de adesão para as cooperativas. Hoje, 77% das unidades já utilizam a ferramenta que, pela escala e possibilidade de adequação a cada cooperativa, promoveu a redução de custos e minimizou os esforços operacionais relacionados à recuperação de crédito.

Um dos destaques da implantação foi a régua preventiva, que encaminha alertas para que o associado não esqueça o prazo de pagamento das parcelas. Desde a implantação dessa funcionalidade, houve redução de 35% na inadimplência, com 19% de diminuição nos atrasos de pagamentos e aumento de 12% na recuperação de parcelas em atraso.