Correio dos Campos

Pauliki consegue R$ 500 mil para equoterapia no PR

17 de outubro de 2018 às 19:37
(Divulgação/PMPR)

COM ASSESSORIAS – O deputado estadual Marcio Pauliki conseguiu liberação junto ao governo estadual de R$ 500 mil para a equoterapia no Paraná. A sede Cavalaria do Regimento de Polícia Montada “Coronel Dulcídio” (RPMon) da Polícia Militar, em Curitiba, irá adquirir com este valor um veículo adaptado para o transporte de pessoas com necessidades especiais e irá reformar a pista da equoterapia, que ganhará uma cobertura. Dessa forma, mesmo em dias chuvosos, o trabalho desenvolvido na instituição não será prejudicado.

“É preciso representar a nossa sociedade de uma forma que atenda as demandas sociais com a política do jeito certo e de resultados, tendo como foco principal nossas crianças com necessidades especiais”, afirma o deputado Pauliki.

Pauliki foi o autor da lei estadual que regulamentou a equoterapia realizada pela PM em todo o estado. No ano passado, em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos durante o mandato, o deputado recebeu a Medalha Heróis da Cavalaria.

Com a legislação, a PM passou a ter condições de formar parcerias e participar de convênios para receber recursos financeiros. Dessa forma, o atendimento à sociedade deve ser gradativamente ampliado.

As ações de equoterapia são desenvolvidas gratuitamente pela PM desde 1992. “Sendo regulamentada, temos como fazer convênio e assim ampliar o atendimento. Sem a lei que regulamentou a equoterapia isso seria impossível. Temos 390 famílias de espera e estamos atendendo 107 pessoas atualmente”, afirma o tenente-coronel, Wilson Rogério Valla, comandante da RPMon.

A equoterapia promove melhorias na coordenação motora, aumento da autoestima e mais independência de crianças com necessidades especiais. A atividade é oferecida pela Polícia Militar e busca o desenvolvimento de pessoas com deficiências ou necessidades especiais e melhorias na coordenação motora através de uma abordagem multidisciplinar.