Correio dos Campos

BNDES melhora condições de acesso a financiamento direto

15 de outubro de 2018 às 12:43
(BNDES/Divulgação)

OCB/Ocepar – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou na última quarta-feira (10/10), durante uma reunião com representantes do Ramo Infraestrutura do Sistema OCB, a redução do montante necessário para contratação direta de financiamentos junto a instituição. O valor passou de R$ 20 milhões para R$ 10 milhões. A decisão vai beneficiar as cooperativas de todo o país, que necessitam de recursos para impulsionar novos projetos e ampliar a produção.

Adequação – Desde de 2017, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) iniciou um trabalho junto ao BNDES para a adequação das linhas de crédito em diversos ramos do cooperativismo, com o objetivo de melhorar as condições de captação de investimentos e capital de giro, e dentre os principais pleitos estava a redução do montante de recursos necessários para o relacionamento direto com o banco de fomento. A medida representa um avanço para o cooperativismo, um modelo de negócio que busca promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar social para as comunidades em que se inserem.

Melhoria do serviço – “A iniciativa permitirá que as cooperativas melhorem ainda mais o serviço prestado aos seus cooperados como, por exemplo, a construção de subestações necessárias para a melhoria da tensão das linhas de distribuição nos pontos mais distantes. Esse tipo de projeto diminui perdas, uma vez que permite uma distribuição de energia com qualidade a um preço menor”. Jânio Stefanello, coordenador nacional do ramo de infraestrutura da OCB e presidente da Infracoop.

Acesso aos recursos – Para Clara Maffia, gerente técnica da OCB, “a redução dos valores permitirá que mais cooperativas, de todos os ramos, acessem recursos diretamente no BNDES, com taxas mais atrativas, aumentando assim a competitividade das mesmas. Isso é fruto de um trabalho estruturado de relacionamento com a instituição”. (Informe OCB)