Correio dos Campos

Autoatendimento, inteligência artificial e IoT: novas tecnologias para o varejo são tema de evento

Grandes players do mercado se reúnem para debater desafios da transformação digital
10 de outubro de 2018 às 14:38
Autoatendimento, com destaque para o self checkout, despontam como processos que otimizam a experiência do cliente. (Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O lançamento da Amazon Go, no começo deste ano, trouxe novas discussões sobre como o uso da tecnologia pode beneficiar a experiência do cliente. No modelo proposto por uma das maiores varejistas do mundo, o check out é descomplicado e rápido: basta entrar na loja com seu smartphone para que as câmeras sejam capazes de contabilizar a compra efetuada, promovendo o pagamento de forma automática por aplicativo. Apesar de ser um caso extremo, há diversas formas de aplicar ferramentas tecnológicas no processo de venda para otimizar resultados e facilitar a compra. Mas ainda há uma grande lacuna (e oportunidades) para a implantação de novidades.

Nesse cenário, o autoatendimento desponta como uma tendência, influenciado pelo crescimento das vendas online. “O consumidor gosta de ter autonomia e agilidade. Já existem diversas tecnologias que auxiliam para um check out independente, utilizadas em várias empresas, com destaque para os bancos. Entretanto, há segmentos como o supermercadista que possuem grande potencial para transformar a forma de atendimento aos seus consumidores, mas o movimento de adesão no Brasil ainda é lento. Entretanto, há empresas que já estão acelerando e a investindo na transformação, e estarão muito à frente de seus concorrentes no que diz respeito à conveniência, simplicidade e relacionamento com seus clientes.”, comenta Márcio Viana, diretor executivo da TOTVS Curitiba.

Para falar sobre a transformação digital no varejo, a TOTVS Curitiba promove no dia 17 de outubro (quarta-feira), a partir das 8h, um evento gratuito que vai apresentar as mudanças pelas quais o setor está passando. A proposta é debater como as novas tecnologias podem promover uma redução nos custos operacionais e proporcionar melhor experiência de compra. Viana exemplifica: “Hoje, já existem provadores inteligentes capazes de identificar quais as peças que o consumidor selecionou. Caso deseje provar um tamanho diferente, ele indica cor ou novo tamanho da peça e, sem sair do provador, recebe do vendedor exatamente o que precisa. São mudanças que fazem com que o processo de compra seja mais inteligente.”

O evento conta com a presença do vice-presidente de estratégia de negócios e digital da TOTVS, Juliano Tubino, que aborda como a transformação digital está ocorrendo no varejo por meio de tecnologias de inteligência artificial e internet das coisas. O CEO da Brainbox Branding 360, José Henrique Rodrigues, aborda as novas tendências de comportamento de consumo e os desafios que demandam atenção dos varejistas. Ainda faz parte da programação um painel de debate com grandes players do mercado, com a participação da Adega Brasil, Shopping Pátio Brasil e Attraktiva Design.

SERVIÇO

“O Varejo do futuro, hoje”

Quando: 17 de outubro (quarta-feira)

Horário: das 8h às 12h15

Palestras

Um novo Varejo para um novo Consumidor – José Henrique [Brainbox Branding 360]

Soluções TOTVS para o Varejo – Felipe Rosa [TOTVS]

A Transformação Digital no Varejo – Juliano Tubino [TOTVS]

Quanto: Gratuito

Mais informações e inscrições: http://info.totvs.com/o-futuro-do-varejo-hoje-curitiba – Vagas limitadas