Correio dos Campos

As empresas que mais produzem lixo plástico no mundo

10 de outubro de 2018 às 10:39
(Matt Cardy/Getty Images)

ÉPOCA NEGÓCIOS/Ambiente Brasil – Um relatório divulgado nesta terça-feira (09/10) mostra que Coca-Cola, PepsiCo e Nestlé são as empresas que mais contribuem para a poluição com plásticos no mundo. Para chegar ao resultado, o grupo ambientalista Greenpeace e o movimento Break Free From Plastic analisaram 187 mil pedaços de plásticos, recolhidos em 239 ações de coleta realizadas em 42 países. O objetivo era ter uma ideia de como grandes corporações contribuem para o problema da poluição.

Os pedaços analisados continham embalagens de milhares de empresas. Segundo o estudo, embalagens das Coca-Cola, Pepsico e Nestlé foram as que apareceram com maior frequência – são responsáveis por 14% do total encontrado. A marca Coca-Cola, maior produtora de refrigerantes do mundo, foi encontrada em pedaços de plásticos em 40 dos 42 países que tiveram coleta realizada. Danone, Mondelez, Procter & Gamble, Unilever, Mars e Colgate também foram citadas no relatório.

No geral, o poliestireno, que não é reciclável na maioria dos locais, era o tipo mais comum de plástico encontrado, seguido pelo PET, material usado em garrafas, recipientes e outras embalagens. “Essas auditorias oferecem uma prova inegável do papel que as corporações desempenham na perpetuação da crise global da poluição por plásticos”, disse Von Hernandez, coordenador global da Break Free From Plastic. O movimento reúne 1,3 mil organizações do mundo que trabalham na coleta, redução e contenção do plástico no mundo.

Nas Américas do Norte e do Sul, as marcas Coca-Cola, PepsiCo e Nestlé foram os principais poluidores identificados, responsáveis ​​por 64 e 70% de toda a poluição de plástico da marca, respectivamente. No Brasil, onde foi realizado uma coleta, as dez marcas encontradas foram: Coca-Cola, PepsiCo, Nestlé, Danone, Mondelez, Univeler, Hershey, Ferrero e Kraft-Heinz.

A Coca-Cola e a Nestlé anunciaram recentemente medidas para mitigar o uso de embalagens de plástico. A Coca se comprometeu a coletar e reciclar uma garrafa ou lata para cada uma que vender até 2030 e a Nestlé disse que quer tornar todas suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025.