Correio dos Campos

Semana da Criança no Parque Histórico

Museu resgata brincadeiras antigas para programação especial da Semana da Criança
9 de outubro de 2018 às 18:07
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Já pensou em aproveitar esta semana, que antecede o Dia das Crianças, para mostrar aos pequenos como era divertida a infância de antigamente? Um tempo sem muitas tecnologias, onde a diversão acontecia nas brincadeiras mais simples. Pensando nisso o Núcleo Educativo do museu resgatou algumas brincadeiras antigas para a Semana da Criança que acontecerá de 9 a 11 de outubro, das 11h às 17h30, no Parque Histórico.

As recreações acontecerão na Vila Histórica, ao lado da construção que recebe a Mostra Fotográfica e Exposição Infância na Colônia Carambehy. Será uma oportunidade para os pequenos prestigiarem a exposição, verem como eram as brincadeiras das crianças no passado e se divertirem reproduzindo essas atividades.

As brincadeiras serão abertas ao público, faixa etária livre, pais e filhos poderão se divertir juntos. Os pais poderão relembrar o tempo de sua infância e ensinar a garotada a andar de perna de pau, jogar sjoelen (um jogo holandês que lembra bocha), ver quem é o mais forte no cabo de guerra, disputar uma partida de futebol de botão, pular corda, jogar bolinha de gude, brincar de passa anel e ver quem consegue ficar mais tempo equilibrando o bambolê.

“Resgatamos algumas brincadeiras antigas, bastante comuns na comunidade carambeiense. O intuito dessa atividade não é apena ser lúdico, mas para que também as crianças possam sentir a diferença que existe em ser crianças em determinadas épocas”, explica o historiador Lucas Kugler.

Não é necessário inscrição prévia para participar das atividades, também não será cobrada nenhuma taxa especial. O ingresso para visitar o Parque dá direito a participar das brincadeiras e crianças até 6 anos são isentas da taxa, moradores de Carambeí cadastrados também não pagam entrada. Mais informações pelo e-mail [email protected], ou telefones 42 3231-5063 98433-4639.