Correio dos Campos

Recital apresenta composições de Gabriel de Paula Machado nesta sexta-feira

4 de outubro de 2018 às 16:24

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – Nesta sexta-feira, 05 de outubro, o Centro de Música recebe o Trio Adsumus, composto por Filipe Pinheiro (violino), Pedro Szulak (violoncelo) e Carlos Yansen (piano). A apresentação será às 20h, com entrada gratuita. No repertório estará peças de Beethoven, Shostakovich e do ponta-grossense Gabriel de Paula Machado. O recital tem o apoio da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura.

Entre as peças de Gabriel que serão executadas, duas delas são inéditas. Gabriel de Paula Machado nasceu em Ponta Grossa, em abril de 1924. A mãe do compositor, Maria Luiza de Paula Xavier Machado, era professora de piano e trabalhou como diretora da primeira escola de música de Ponta Grossa. Com os ensinamentos da mãe, Gabriel se aprofundou na área musical. Enquanto morou em Curitiba, ele fundou a Orquestra Estudantil de Concertos e a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Paraná. Além de compositor, também atuou como pianista da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa e organista na Catedral Sant’Anna.

Em 2012, Douglas Passoni – atual diretor artístico do Conservatório Maestro Paulino – publicou as obras de Machado no livro ‘Composições de Gabriel de Paula Machado’. O livro apresenta a biografia do compositor e todas suas obras para piano, piano/violino e piano/canto, totalizando 24 peças com datas e dedicatórias de cada uma, organizando e eternizando de forma definitiva o legado musical desta personalidade musical ponta-grossense.