Correio dos Campos

Parque Histórico realiza workshop sobre gastronomia holandesa e indonésia

Funcionários do museu participaram de treinamento sobre a tradição alimentar dos imigrantes holandeses e indonésios que hoje influenciam na culinária de Carambeí
4 de outubro de 2018 às 20:02
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A equipe de funcionários do Parque Histórico de Carambeí participou do workshop Sabores da Imigração – Conhecendo a tradicional culinária Indonésia e Holandesa. O treinamento foi ministrado por Felipe Pedroso historiador e coordenador cultural do Parque Histórico, e pesquisador da história da alimentação.

O workshop iniciou às 12h com uma explanação sobre a Holanda, os hábitos alimentares dos neerlandeses e que tipo de alimentos são os mais consumidos por eles. Foi explicada a relação dos Países Baixos com a Indonésia e a influencia na culinária que hoje se faz presente em Carambeí.

“A gastronomia holandesa é bem simples e tem base nos sabores do campo. A culinária indonésia é formada pelos sabores tropicais que devem obrigatoriamente aguçar todos os sentidos do paladar. Por termos imigrantes holandeses e indonésios a culinária de Carambeí é uma junção desses dois expoentes e também de outras referências étnicas”, explica Felipe.

O Parque Histórico é um memorial da cultura holandesa, o maior museu histórico a céu aberto do Brasil, que possui um restaurante e confeitaria, o Koffiehuis, no qual difunde a tradição alimentar dos imigrantes. O historiador e amante da história da alimentação conhece profundamente a cultura alimentar indonésia, desde que começou a trabalhar no Parque Histórico aprofundou seus estudos na gastronomia holandesa, e foi ele quem desenvolveu o material para o treinamento dos funcionários.

“O treinamento foi para toda a equipe e abordou os fundamentos das duas culinárias em questão. Para que todos tenham um amplo conhecimento do cardápio do Koffiehuis que vai muito além de uma simples alimentação, é um menu que carrega história e culturas. Na oportunidade, os presentes puderam experimentar as sensações anunciadas no workshop com degustação dos principais pratos oferecido pelo estabelecimento, dessa forma o aprendizado se tornou sensorial. Para aprimorar o conhecimento passado neste dia foi confeccionado um material detalhado que foi entregue aos funcionários”.

O material entregue no workshop será de grande ajuda para a atendente do Koffiehuis, Ilze Brandt aprimorar seus conhecimentos. “O diferencial foi a apostila que será muito bem utilizada, pois quando participamos só como ouvintes acabamos esquecendo algumas coisas. Com o material de apoio, que carrego sempre comigo, sempre estou estudando e relembrando. Antes quando tinha dúvidas precisava ir em busca de alguém que pudesse me ajudar, como a apostila é bem completa posso pesquisar rapidamente. Me sinto mais segura e confiante para explicar para os clientes quanto aos sabores, temperos e origens do pratos”.

O coordenador da equipe de mediação do Parque Histórico, Leandro Marcondes, afirma que o treinamento foi excelente para que todos pudessem aprender sobre as influências da gastronomia holandesa e indonésia na culinária local e passar isso aos turistas. “Com esse workshop, os mediadores poderão passar mais informações para o visitante, que ficam curiosos com essa mistura de sabores da nossa cidade, assim como eles mesmo puderam experimentar essa cultura pelo paladar e conhecer as origens dos pratos apresentados e servidos no koffiehuis. Visto que grande parte dos mediadores são das cidades vizinhas e não tinham um conhecimento profundo da culinária de Carambeí”.

Auricéia Meijerink, funcionária do souvenirs do Parque, diz que a experiência de provar os pratos, após explicação do historiador e com o auxílio do material de apoio entregue facilitará para explicar ao público sobre os produtos servidos no Koffiehuis. “Eu achei excelente! Vai me ajudar muito junto aos turistas, para explicar a relação entre a Holanda e Indonésia, através da colonização e a influência da culinária Indonésia sobre a Holanda! Isso os visitantes sempre perguntam. E com a explicação do Felipe, fechando com a experiência dos pratos que tivemos, ficou perfeito! Além do material explicativo”.