Correio dos Campos

Parque Histórico terá Museu Interativo no dia 13 de outubro

A reprodução do cotidiano dos imigrantes integra a programação especial do museu para o Festival de Tortas
2 de outubro de 2018 às 19:57
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Já imaginou vivenciar a década de 1930 em um colônia de imigrantes holandeses, no interior do Paraná? No Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, em dias de Museu Interativo que acontece em datas especiais, é possível reviver o nostálgico cotidiano dos imigrantes. No dia 13 de outubro, a partir das 15h, o museu ganhará vida e você é convidado para fazer essa experiência de viagem ao passado.

A Vila Histórica, ala museal que reproduz a antiga Colônia Carambehy, estará habitada por descendentes de imigrantes que reproduzirão o dia a dia de seus antepassados. Visitar o Parque neste dia é um convite para se emocionar ao ver os voluntários reconstruindo cenas corriqueiras, que muitas vezes passam despercebidas e que emocionam o público por trazer boas lembranças de seus antepassados.

A vida simples do campo seja na Colônia Carambehy ou em outra localidade é muito parecida. Por isto, muitos visitantes associam a reconstrução do cotidiano dos imigrantes a uma cena na aconchegante casa da vovó, seja por uma bolacha assada no forno lá fora, ou ao experimentar um pedaço de broa da vó polonesa.

Os voluntários, que reproduzem o dia a dia dos moradores da Colônia Carambehy, mostram a interação entre os holandeses com as outras etnias presentes na pequena comunidade. Cada uma das construções que compõe a reprodução da nostálgica vilinha de imigrantes tem atividades, pessoas com trajes de época e algumas com um sotaque arrastado interagem com os visitantes.

As saudosas viagens de trem são representadas na réplica da estação Carambehy. Nas casas sempre tem alguém feliz a espera de visitas, com a mesa posta para o café e com deliciosos quitutes preparados com todo carinho. Na pequena igreja sempre tem alguém tocando músicas sacras no antigo harmônio. Na escolinha é possível aprender algumas palavra em holandês, com a professora linha dura que sempre está à disposição para ensinar. Na oficina sempre tem um voluntário mostrando seus dotes de ferreiro e marceneiro.

Visitar em dias de Museu Interativo é uma experiência ímpar, que fica guardada na memória e no coração do público. É reviver um passado distante, mas que ainda traz inesquecíveis lembranças de cenas parecidas da vida no campo, da casa da vovó ou de algum parente. Nestes dias é comum ver o público emocionado, ver lágrimas de saudade rolando e sentir o encantamento de todos.

Serviço:

O Museu Interativo que acontecerá no dia 13 de outubro, a partir das 15h, integra a programação especial do museu para o VI Festival de Tortas que acontecerá no Parque Histórico, de 12 a 14 de outubro. Devido ao evento, nestes três dias, o horário de visitação do Parque será estendido, das 10h às 20h, e a entrada será gratuita.