Correio dos Campos

Primavera dos Museus no Parque Histórico

Núcleo Educativo do Museu se mobiliza e organiza atividades para evento museal
17 de setembro de 2018 às 14:00
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Parque Histórico de Carambeí participa da 12ª Primavera dos Museus, evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontecerá entre os dias 17 e 23 de setembro. Entre os dias 18 e 21 de setembro, o Núcleo Educativo do museu se prepara para receber grupos escolares com atividade programadas especialmente para o período, trabalhará a temática Celebrando a Educação em Museus.

Os museus são espaços de guarda de memória do patrimônio material e imaterial e de construção de conhecimento, são ambientes dinâmicos que estão em constante transformação. O Parque Histórico, com a implantação do Núcleo Educativo tem trabalhado para contribuir com a educação, romper os muros do museu, aproximar a comunidade, despertar o sentimento de pertencimento e valorização patrimônio.

Durante o evento museal o historiador responsável pelo Núcleo Educativo do Parque, Lucas Kugler, por meio da ação educativa Etnia e Diversidade buscará dar vozes aos diversos sujeitos históricos e aos legados culturais presentes na comunidade.

“Carambeí possuí uma trajetória migratória expressiva, mas nem todos os povos que fizeram parte da história da cidade tiveram a sua memória representada em monumentos locais. Como um espaço plural e democrático, o Parque Histórico de Carambeí, durante a 12ª Primavera de Museus, busca com a ação educativa Etnia e Diversidade apresentar uma mediação especifica que ilustra para o público escolar a diversidade cultural presente na história de Carambeí”.

A atividade tem por finalidade promover a valorização de uma sociedade plural construída por diversas culturas e sujeitos históricos, direcionada a grupos escolares com idade entre 8 e 12 anos. Encerrará com a montagem de bonecos papercraft que representam os trajes étnicos dos indonésios, poloneses, portugueses, italianos e holandeses, etnias presentes na história de Carambeí.