Correio dos Campos

Novo caminhão adaptado reforça coleta seletiva

Veículo foi entregue pelo prefeito Osmar Blum à COOPAM
12 de setembro de 2018 às 18:20
(Divulgação)

IMPRENSA/Carambeí – A Cooperativa Ambiental de Carambeí (Copam) recebeu nesta quarta-feira, 12, das mãos do prefeito Osmar Blum as chaves de um caminhão zero km totalmente equipado para coleta seletiva. O novo veículo do programa do sistema Integrado de Coleta Seletiva do Instituto das Águas é resultado de indicação do deputado estadual Plauto Miró Guimarães (DEM).

Com capacidade de carga de duas toneladas, o novo veículo tem como diferencial a forma de descarregamento. Ele possui um sistema mecânico acoplado diretamente na esteira de separação do material coletado, o que faz com que o trabalho dos cooperados tenha mais agilidade e segurança. Outra característica do caminhão é um compartimento específico para armazenar óleo de cozinha que recebe o material diretamente, sem necessidade de recipientes.

Segundo a presidente da COOPAM, Cleide Aparecida Oliveira, o veículo fará o mesmo itinerário do caminhão baú, percorrendo os bairros e região central, de segunda a sexta-feira. “Com menor capacidade de armazenamento ele irá auxiliar no recolhimento do material mais leve e com isso o caminhão baú poderá recolher mais reciclado de maior porte, atendendo também a região rural”, ressalta. Ela destaca que com dois veículos a coleta, que atualmente chega a 48 toneladas mês, deverá ter um aumento de mais de 50%, tendo reflexos na comunidade que ganhará mais rapidez no recolhimento do material, no meio ambiente e ainda para os 26 cooperados.

O novo caminhão, assim como outros novos equipamentos que estão sendo disponibilizados para a COOPAM, são cedidos em comodato pela Prefeitura Municipal. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pela elaboração dos processos, informa que os equipamentos já entregues, como a esteira que será acoplada ao caminhão, serão liberados para instalação e uso num prazo máximo de 40 dias.

O prefeito Osmar Blum comenta a importância de equipar a COOPAM para que ela possa realizar o trabalho atendendo a demanda da população. “Com o caminhão o processo de coleta seletiva ganha maior agilidade e evita que materiais recicláveis permaneçam por mais tempo no meio ambiente”, destaca.