Correio dos Campos

Parque Histórico convida a todos para viajar no tempo

No sábado o museu ganhará vida com o Museu Interativo que reproduz o cotidiano dos imigrantes na Colônia Carambehy
5 de setembro de 2018 às 15:12

COM ASSESSORIAS – Imaginou visitar um vilarejo da década de 1930, encontrar camponeses vestidos com trajes antigos e falando com um sotaque bem arrastado? Parece coisa de novela, mas não é. No sábado, 8 de setembro, a partir das 15h haverá Museu Interativo e quem visitar o Parque Histórico de Carambeí presenciará esta cena.

Em dias de Museu Interativo a Vila Histórica, ala museal que retrata a antiga Colônia Carambehy, é habitada e ganha vida com voluntários da comunidade que recriam o dia-a-dia dos imigrantes e seus descendentes. Em cada uma das construções do Parque, que reproduzem a vilinha de imigrantes, são realizadas atividades corriqueiras dos colonos.

Durante o passeio os visitantes se deparam com personagens esperando o trem na estação, trabalhando na oficina como marceneiro e ferreiro, na chácara pioneira sempre tem uma mesa posta com bolacha holandesa feita na hora e assada no forno a lenha, na escola são realizadas aulas para o público que quiser aprender e arriscar as primeiras palavras em holandês. Na casa das etnias a contagiante alegria dos alemães e as deliciosas receitas polonesas conquistam quem passa por lá.

Visitar o Parque Histórico em dia de Museu Interativo é uma experiência única, uma oportunidade para conhecer a história dos imigrantes em Carambeí e vivenciar a tradição passada por seus descendentes.

Serviço:

O Parque Histórico de Carambeí abre para visitação de terça a domingo, das 11h às 18h. Neste feriado e final de semana o museu abrirá normalmente. Mais informações pelos telefones 42 3231-5063 e 98433-4639.