Correio dos Campos

Frísia vence prêmio nacional na categoria Leite

Reconhecimento foi feito pela revista mais antiga do Brasil em circulação em evento na Expointer, uma das principais feiras agropecuárias do Brasil
30 de agosto de 2018 às 13:10
Janus Katsman, diretor-pecuário Frísia, recebendo o prêmio das mãos de Gedeão Pereira, presidente da Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul). Foto: Divulgação

COM ASSESSORIAS – Realizado anualmente pela revista “A Granja”, o prêmio “Destaques do Ano 2018” teve a Frísia Cooperativa Agroindustrial como vencedora na categoria “Leite”. A entrega do prêmio aconteceu na última terça-feira (28), em uma cerimônia realizada na Expointer, uma das principais feiras agropecuárias do Brasil, que está acontecendo em Esteio (RS) desde o último sábado (25) e vai até o próximo domingo (2).

Janus Katsman, diretor-pecuário da Frísia, ressaltou a importância do feito durante a cerimônia. “Esse prêmio reconhece e enaltece o trabalho de mais de 800 famílias, bem como os mais de mil colaboradores da Frísia. Estar entre estes destaques nos motiva como cooperativa a buscar sempre agregar valor ao trabalho do nosso cooperado. É uma honra, estamos muito orgulhosos”, comemora.

Essa é a 33ª edição do prêmio, que é promovido pela revista desde 1986 e já se tornou um dos mais importantes e tradicionais reconhecimentos no setor. Sua importância se deve ao fato de a escolha dos destaques ser feita por uma pesquisa realizada junto aos leitores da revista “A Granja”, que apontaram profissionais, instituições, entidades e empresas mais destacadas em diferentes categorias do agronegócio ou relacionadas diretamente com o setor. Ao todo são 30 categorias.

Diferenciais da Frísia na produção leiteira

A Frísia está entre as melhores cooperativas da mais expressiva bacia leiteira do país, localizada na região dos Campos Gerais (PR). Em 2017 a cooperativa atingiu a produção média de 581 mil de litros de leite por dia.

Todo o volume captado é beneficiado pelas indústrias da intercooperação, com participação das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, agora sob a marca Unium. O Negócio Leite da Unium é composto pelas fábricas de Ponta Grossa (PR), Castro (PR) e Itapetininga (SP). Nas plantas industriais há a produção das marcas Colônia Holandesa, Naturalle, Castrolanda e Colaso.

Na pecuária de leite, os associados da Frísia mantêm um plantel de animais com produtividade superior à média brasileira. Alguns cooperados Frísia contam com uma produção média de 42 litros de leite por vaca por dia. No Brasil, a quantidade média diária de leite por vaca não passa de 5 litros por animal.

Esses resultados são possíveis graças à assistência técnica prestada aos cooperados, bem como aos avanços e descobertas tecnológicas que também são compartilhadas com os produtores. Um exemplo disso é uma parceria com a Clínica do Leite da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), para a implantação do programa de gestão de propriedades leiteiras, intitulado Master Dairy Administration (MDA), que tem melhorado a forma como produtores e técnicos trabalham.

Outra ação importante da Frísia no setor é a organização da ExpoFrísia, que desde 2005 apresenta novidades, tecnologias e melhorias da genética pecuária, além de movimentar negócios na região dos Campos Gerais.