Correio dos Campos

Saúde pauta reunião da AMCG

17 de agosto de 2018 às 20:24

COM ASSESSORIAS – O andamento do Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (CimSamu) na região pautou o encontro dos prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) nesta sexta-feira em Telêmaco Borba. Além do diretor executivo, Jaime Nogueira e da equipe do CimSamu, estiveram presentes na reunião o diretor de Políticas de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Vinícius Filipak e o diretor da 3ª Regional de Saúde, Isaías Cantóia.

A diretoria do CimSamu, inicialmente constituído com 15 municípios da 3ª e 21ª Regionais, passou a orientação quanto aos próximos passos para a efetivação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na região.

“Entregamos o projeto padrão para as bases que devem ter nos municípios”, contou o diretor. Alguns dos municípios já contam com bases para atender ao serviço – com equipes médicas e ambulâncias -, mas estas devem ser adequadas para o atendimento. Conforme o diretor da Sesa, os Campos Gerais estão passando por uma etapa importantíssima para a efetivação do Samu, o que “com toda a certeza irá mudar a questão da saúde nos Campos Gerais”.

O presidente da AMCG, o prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda, destacou que o debate e os esclarecimentos em relação ao CimSamu são essenciais até que os serviços estejam ocorrendo de fato. “Todos os gestores reconhecem a importância de contar com o Samu Regional, mas temos que sanar todas as dúvidas e seguir todo um cronograma para tirar tudo do papel”, disse.

O diretor de Urgência e Emergência do Paraná destacou também o papel da Central de Regulação que irá atender ao Samu Regional. “É a Central que encaminhará o paciente grave para o local adequado, e com segurança e a qualidade que precisa”, destacou. No Estado, segundo o diretor, o Samu recebe 1,9 mil ocorrências por dia, destas cerca de 900 seguem aos Hospitais ou às Unidades de Pronto Atendimento devido ao provável risco. As demais, ou contam com atendimento no local, após a chegada das ambulâncias, ou até mesmo são atendidas via telefone, com as orientações necessárias. “Tudo isso é avaliada pela Central”, explica, destacando a melhoria e a qualidade dos serviços prestados.

Neste ano, os municípios que criaram e aderiram ao CimSamu, já começam a destinar recursos para o Serviço, que deve ser efetivado nos próximos meses. “Com certeza serão muitas vidas salvas com a implantação do Samu. Ele traz a garantia de vagas para o atendimento de urgência”, destacou o secretário municipal de Saúde de Piraí do Sul, Julio Sandrini.

Além do andamento do CimSamu, os prefeitos destacaram o trabalho em prol da saúde em seus municípios, e o serviço prestado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). “Temos que fazer o trabalho começando pela base”, disse o prefeito de Telêmaco Borba, Marcio de Mattos, se referindo à atenção primária que compreende os serviços das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

Com este trabalho sendo bem feito, os pacientes podem ser encaminhados ao atendimento secundário. Este realizado por meio dos Consórcios Municipais. O diretor da 3ª Regional, destacou o trabalho das Redes que já vem sendo realizado por meio do CimSaúde. “É de suma importância o serviço de Saúde realizado em Rede. Temos que cuidar dos pacientes antes das emergências ocorrerem”, avalia Cantóia, contabilizando as inúmeras ocorridas na região e que contaram com o serviço aeromédico. Para ele, o trabalho das Redes pode colaborar ainda com os índices que vêm aumentando, como o da mortalidade infantil e materna, por exemplo.

A diretora executiva do CimSaúde, Pâmella Costa enumerou as Redes já implantadas na região, e falou do processo de ampliação que o Consórcio está realizando, com as Redes Mãe Paranaense, MACC, do Idoso, Materno-Infantil e de Saúde Mental.

Sabores dos Campos Gerais

Após provar um pouquinho de cada prato no lançamento do livro no mês de julho, os prefeitos iniciaram a degustação dos ‘Sabores dos Campos Gerais’. Em Telêmaco Borba, o prefeito Marcio de Mattos apresentou o Entrevero de Pinhão, prato típico do município.

O presidente da AMCG aproveitou para contar que o Sabor de seu município, a Quirerada com carne de porco passará a ser ‘legalmente’ o seu Prato Típico. “Vamos aproveitar este belo material e a divulgação de nossos Sabores para valorizar ainda mais nossa gastronomia”, disse, convidando os demais gestores a fazer projetos semelhantes. As receitas de TB, Ponta Grossa e Arapoti já contam com o título de Prato Típico.

Conselho de Administração apresenta ferramenta de governança

O Conselho Federal de Administração (CFA) participou da reunião para apresentar uma ferramenta de gestão aos prefeitos da AMCG. Há dois anos, o Conselho mantém um site com o Índice de Governança Municipal (IGM) que traz diversas métricas de governança. Nele três dimensões são avaliadas e medidas: Finanças, Gestão e Desempenho.

Com estas avaliações cada Prefeitura Municipal conta com um Índice. “Avaliamos diversas fontes secundárias para chegarmos aos índices”, explica Marcelo Gomes da Câmara de Gestão Pública do CFA , exemplificando com o DataSus, PNUD, o IBGE e o Firjan.

Para a Conselheira Federal Norma Sueli Andrade, o IGM é uma importante ferramenta para o planejamento nas Prefeituras Municipais. “Com estes dados os gestores podem encontrar, de forma mais fácil, os caminhos para a melhoria na gestão”, destaca.

O IGM traz ainda um ranking no qual as pessoas podem comparar o índice entre municípios similares. “Podem ser compartilhadas boas práticas e políticas públicas entre eles”, fala Gomes.