Correio dos Campos

APCBRH premia criadores-destaque em Carambeí

Frísia Cooperativa Agroindustrial foi a anfitriã de jantar que reconheceu trabalho e produtividade.
11 de julho de 2018 às 16:44

COM ASSESSORIAS – A Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) premiou os criadores que se destacaram em 2017 na produção leiteira no Estado. A cerimônia aconteceu em um jantar em Carambeí, nos Campos Gerais, e teve a Frísia Cooperativa Agroindustrial como anfitriã.

A produção foi medida pelo Serviço de Controle Leiteiro da APCBRH, que anualmente verifica os destaques em leite e sólidos, ou seja, que apresenta maior produção de gordura e proteína. O vencedor do Troféu Vaca Vitalícia, com a maior produção de leite, foi Albertus Frederik Wolters, de Castro; seguido de Alberto Ewert e Juliane Lederer Ewert, de Palmeira; e Ronald Rabbers e Henrieta Rabbers, também de Castro.

No Troféu Sólidos, o campeão foi também Albertus Frederik Wolters, de Castro, que venceu a categoria Vaca Vitalícia; seguido de Carlos Augusto Delezuk, de Carambeí. Delezuk foi o segundo e terceiro colocado nesta categoria.

De acordo com o diretor-presidente da APCBRH, Hans Jan Groenwold, o prêmio é uma forma de reconhecer o trabalho que os criadores realizam. “Não é só genética. Ela é importante, mas é fundamental também criar condições para que o animal produza bem, como alimentação, bem-estar e conforto, para que haja um nível alto de produção”, destaca.

A APCBRH tem 65 anos de história e apoiou dez exposições ranqueadas em 2017, que tiveram a participação de 167 expositores e quase 900 animais. Em 2018, a associação está presente no II Circuito Nacional da Raça Holandesa com quatro exposições: ExpoFrísia (Frísia), Expoleite (Capal), Expojovem e Agroleite (ambas Castrolanda).