Correio dos Campos

Aliel preside Seminário sobre Instituições Federais na Câmara

Debate discutiu a situação dos Câmpus fora das Sedes nas instituições federais de ensino.
19 de junho de 2018 às 17:34

COM ASSESSORIAS – O deputado federal Aliel Machado (PSB) presidiu hoje, 19, em Brasília o Seminário sobre a Situação e Demandas dos Câmpus fora das Sedes das Instituições Federais de Ensino. O tema reuniu representantes do Ministério da Educação (MEC) e de instituições federais de todo o país e foi coordenado pelo deputado Pedro Uczai (PT-RS). O Paraná foi representado pelo diretor do Campus Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Renato Bochicchio.

Aliel destacou a importância do avanço na discussão acerca das Universidades e Institutos Tecnológicos Federais. O parlamentar já havia representado a Comissão de Educação em um debate na UFPR Litoral em Matinhos no ano passado. Na ocasião, Aliel criticou a medida que congela os investimentos em Educação, Saúde e Assistência social para os próximos 20 anos, aprovada pela base do Governo e que ele classificou como sendo a mais prejudicial de todas. “Não se pode pegar um ano de crise para tomar uma medida tão drástica e que terá reflexos negativos para o futuro”, lamentou.

De acordo com Peterson Andrade, diretor do Campus de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora, a discussão passa por um momento histórico, por conta da validação do forcampi como espaço de troca de experiências dos dirigentes. “Foi um Seminário muito relevante para ouvirmos o posicionamento do MEC para as demandas dos campi fora das sedes e também para que eles conheçam as percepções dos diretores de Campus”, avaliou.

Para Bochicchio, representante do Paraná na Mesa de debates, o Seminário significa um avanço dos debates e reivindicações junto à consolidação da política de expansão do ensino federal, iniciados pela Subcomissão que Trata dos Campi Fora de Sede no ano de 2017.