Correio dos Campos

Projeto coleta seletiva premia Escolas de Carambeí

15 de junho de 2018 às 00:23

IMPRENSA/Carambeí – O projeto “Coleta Seletiva nas Escolas” realizado nas escolas Municipais Geralda Harms, Tereza Gaertner Seifhart , Fátima Augusta Bosa e nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Santa Rita e Canaã arrecadou mais de 30 mil embalagens longa vida que resultaram em premiação para todas as escolas. O projeto realizado pela empresa Tetra Pak por meio do Instituto Reinventar em parceria com a secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) entregou nos dias 11 e 12 de junho os certificados, coletores de resíduos produzidos com as embalagens recicláveis e premiações as escolas participantes.

A Escola Municipal Fátima Augusta Bosa contabilizou a participação efetiva de todos os alunos e ainda o apoio dos pais e comunidade. ” A nossa comunidade é maravilhosa, tivemos apoio na coleta das embalagens dos pais que solicitaram a Tortas Wolf e Associação Parque Histórico de Carambeí, além do centro de Educação Infantil Betel que nos enviou todo material que os seus alunos coletaram. Foram aproximadamente 15 mil embalagens longa vida que no final nos premiou com troca de parte do mobiliário do refeitório”, conta a diretora Patrícia Puchta.

O Cmei Santa Rita integrou o programa, sendo a primeira instituição a atingir a meta, estabelecida em 50 unidades por aluno. Com a participação dos 90 alunos, professores e comunidade totalizaram cerca de seis mil embalagens coletadas. A diretora Solange Maria Spinardi, comenta que a premiação foi uma caixa de som e aparelho DVD para as salas de aula. “Iremos dar continuidade no projeto recolhendo as embalagens e enviando a Cooperativa Ambiental de Carambeí (Coopam). É uma maneira de estimularmos nos alunos e suas famílias o hábito de reciclar e com isso diminuir o descarte de resíduos, participando dessa forma da preservação do meio ambiente”, pontua a diretora.

No Cmei Canaã alunos e professores contaram, também, com o apoio da comunidade durante o andamento do projeto, no total foram coletadas cerca de nove mil embalagens. Desde o ano passado as 145 crianças estão integradas no projeto de coleta seletiva que também coleta outros materiais recicláveis para o programa municipal “Troca Saudável”. Caixa de som com microfone, guilhotina, liquidificador e um cortador de legumes foram os prêmios recebidos pela participação e meta alcançada.

As Escolas Geralda Harms e Theresa Gaertner Seifhart também integraram o projeto coletando juntas aproximadamente 10 mil embalagens envolvendo mais de 500 alunos, professores e comunidade. A Escola Geralda Harms recebeu de premiação nove aparelhos portáteis de som e para a Escola Theresa serão adquiridas, com o valor da premiação, cadeiras para a biblioteca e uma caixa de som.

Para a gestora Ambiental do Instituto Reinventar e coordenadora do “Coleta Seletiva nas Escolas”, Aline Kiss, o projeto foi muito bem aceito com a arrecadação de mais de 1,5 toneladas de embalagens longa vida encaminhadas para a Cooperativa Ambiental de Carambeí (COOPAM) o que resultou no envolvimento de alunos e comunidade escolar numa ação de responsabilidade social e de geração de renda. ” Ver professores e alunos trabalhando para um bem comum, revendo seus hábitos diários, mudando conceitos e trilhando o caminho rumo a sustentabilidade foi de extrema importância”, enfatiza .

A titular da secretaria Municipal de Educação e Cultura, Ana Wieslava, declara que o resultado da parceria firmada com a empresa Tetra Pak não somente criou, nos alunos, o hábito de separar e coletar o material reciclável, mas principalmente despertou neles e seus familiares a consciência da preservação do meio ambiente, através dessa atitude, que terá continuidade. ” É uma parceria onde todos ganhamos, as crianças, a natureza e as escolas que foram premiadas com recursos os quais foram destinados as suas reais necessidades”, finaliza a secretária.

O projeto foi dividido em oito passos, desenvolvido durante aproximadamente um ano. O cronograma contou com planejamento, diagnóstico e início da coleta seletiva. Os alunos participaram de dinâmicas ,brincadeiras, entre outras atividades, para entenderem o processo e a importância da reciclagem. Todas as escolas continuarão com a coleta entregando as embalagens para a Coopam.