Correio dos Campos

Tecnologia para gestão e processamento remoto de dados são destaques na 2ª Digital Agro

Expositores levarão aplicativos, softwares e equipamentos inovadores para a feira que acontece no próximo mês.
4 de junho de 2018 às 16:07

COM ASSESSORIAS – A segunda edição da Digital Agro contará com a presença de empresas que investem em soluções inovadoras que buscam ampliar a produtividade, reduzir os custos e auxiliar nas atividades do produtor rural. Como o agronegócio precisa cada vez mais de qualidade e quantidade de produção com reduzido aumento de área, os expositores vão apresentar softwares e aplicativos que atendam aos desafios para os próximos anos. A feira é realizada pela Frísia Cooperativa Agroindustrial e tem a organização técnica da Fundação ABC.

Com 16 anos de experiência, a consultoria Agrosecurity, que é a gestora da plataforma de crédito Agrometrika, já utilizada por bancos, indústria de insumos e seus distribuidores, lança na Digital Agro o aplicativo Agrodocs, que permite organizar e unificar informações relacionadas às áreas de crédito, vendas e jurídicas das empresas do agronegócio. Com o aplicativo, integrado à plataforma Agrometrika, questões burocráticas e dispendiosas – como a emissão e acompanhamento do registro em cartório, custódia de documentos, conferência de garantias oferecidas como lastro, coleta de assinaturas, entre outros – são agilizadas e se tornam acessíveis aos gestores criando um ambiente de governança documental. “Na área de crédito rural, a documentação é muito específica e complexa. A organização de documentos e informações por meio desta plataforma cria um processo de gestão documental e o coloca em um formato mais corporativo. Todo e qualquer histórico das operações fica no sistema, à disposição da empresa”, explica Fernando Lobo Pimentel, sócio-diretor da Agrosecurity.

Uma das pioneiras em tecnologia da informação no Brasil, no mercado desde 1995, a Agro1 irá apresentar na Digital Agro o Agrogestão – software para agricultores e sementeiras, que proporciona controle, qualidade e segurança nas suas atividades operacionais e gerenciais. O Agrogestão organiza e integra processos para otimizar o tempo do gestor, atende a todas as fases do ciclo produtivo e operacional de uma empresa e/ou propriedade rural. Apresentará também a plataforma AQILA, que permite ao agricultor monitorar de forma remota e a qualquer tempo os itens essenciais da lavoura, garantindo o acesso pelo aplicativo Mobile e pelo Painel Web. O aplicativo é fruto de mais de 30 anos de experiência em consultoria e serviços prestados na agricultura pelo Grupo Agros e atua na integração entre a informação gerada no campo e as inúmeras necessidades de gestão da lavoura.

Palma da mão

Além de soluções gerenciais, a Digital Agro terá a presença de uma das principais empresas de maquinários agrícolas do país. A Stara, fundada por holandeses na década de 1960 em Não-Me-Toque (RS), apresentará sua Telemetria aos visitantes da feira. O sistema leva ao agricultor informações em tempo real sobre taxas de aplicação em plantio, pulverização, temperatura dos motores eletrônicos das máquinas da marca e desempenho de produtividade no campo.

A Telemetria Stara está acessível em qualquer dispositivo, móvel ou não, vinculado à internet, ou seja, PCs, smartphones ou tablets. O produto tem tecnologia 100% nacional, testada e produzida no país, assim como o Topper 5500, controlador que reúne o que há de mais moderno no gerenciamento de informações para agricultura de precisão.

Outro diferencial dessa tecnologia é a plataforma conectável, que interliga as informações em tempo real geradas pelo Topper 5500 e armazenadas na nuvem com as plataformas de gestão da propriedade, gerando dados importantes para auxiliar o produtor na tomada de decisão, de forma simples e confiável.

Bovinocultura

O Parque de Exposições Frísia, onde ocorrerá a Digital Agro, está em Carambeí (PR), no coração da mais produtiva bacia leiteira do Brasil. Para atender ao segmento, a startup gaúcha Cowmed apresentará sua tecnologia de monitoramento de conforto e bem-estar animal, capaz de acompanhar e avaliar a nutrição, a saúde e a reprodução das vacas.

Com a tecnologia é possível compreender sentimentos e comportamentos da vaca, se a dieta está adequada, se o animal está desenvolvendo alguma doença ou até mesmo se ele está no cio. As informações são coletadas por uma coleira que o animal utiliza. Esses dados são transferidos pela nuvem e avaliados por uma equipe de zootecnistas, agrônomos e médicos veterinários que moderam os alertas e se comunicam com a propriedade diariamente enviando relatórios. O sistema é acessível e com interface voltada ao usuário, onde o produtor ou técnico possui um login no sistema e acessa via site, pelo celular, tablet ou computador, alertas e dados de cada animal, 24h por dia, assim é possível analisar e promover, se necessário, mudanças nos cuidados com o animal.

“A Cowmed é a opinião da vaca na propriedade. Eu brinco que o nosso negócio é traduzir os desejos e as necessidades da vaca para que o produtor e o técnico da propriedade possam atendê-la da melhor maneira possível. Nossos clientes comentam que as vacas que são ‘ouvidas’ ficam mais felizes e a resposta delas se dá pelo aumento da produtividade e da qualidade no leite”, afirma Thiago Martins, diretor-executivo da Cowmed.

Para o superintendente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Emerson Moura, as inovações apresentadas na Digital Agro garantem a profissionalização necessária das propriedades rurais. “A tendência, que já está acontecendo, é o produtor ser mais gestor, tendo a visão macro dos custos, desafios, produtividade e ganhos. Tudo isso em um aparelho celular, independentemente de onde esteja. É esse caminho que queremos mostrar com a Digital Agro”, destaca.

Digital Agro

13 e 14 de junho (quarta e quinta)
Parque de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico
Carambeí (PR), distante 140 km de Curitiba
www.digitalagro.com.br