Correio dos Campos

Galeria de Arte sedia exposição de chargista ponta-grossense

14 de maio de 2018 às 18:00

IMPRENSA/UEPG – A Galeria de Arte da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove, na quarta-feira (16), às 20h, o coquetel de lançamento da exposição “Sem Crise” do chargista, colunista e ilustrador Danilo Matheus Kossoski. A exposição estará aberta para a visitação até 15 de junho.

Danilo Kossoski se graduou em Comunicação Social pela UEPG, sempre trabalhando em paralelo com suas charges, caricaturas e ilustrações. Em 2005, o Jornal Hoje Centro Sul, de Irati (PR), abriu espaço para que publicasse seus desenhos. Ali surgia o personagem Catraca, misto de charge e cartum. O garçom ganhou amigos inseparáveis como o Tatu e Marcão, e já passou das 500 tiras publicadas em mais de uma década. Mais tarde criou outras séries de tirinhas: Zé Ruela, A Redação, Dan e Pri.

Os trabalhos do autor também puderam ser conferidos no jornal cultural Grimpa, em Ponta Grossa, entre 2005 e 2006 e Jornal da Manhã, entre 2007 e 2015, registrando alguns dos principais aspectos comportamentais do ponta-grossense por meio do humor.

Publicou dois livros, sendo o primeiro “Traços de PG” uma coletânea de tiras e o segundo uma história em quadrinhos intitulada “Catraca: entrando numa roubada”, vencedor da categoria municipal adulta do 1º Concurso de Histórias em Quadrinhos Ireno José Guimarães. Também ilustrou cinco livros infanto-juvenis publicados pela editora Estúdio Texto.

O traço do cartunista recebe influências de vários quadrinhos, incluindo Tintin, Spirou, e Calvin e Haroldo. Os desenhos, antes feitos em papel com caneta hidrográfica e escaneados, hoje são feitos diretamente no computador, com o uso de mesa digitalizadora e softwares como Corel Painter e Photoshop.

Expôs suas obras em Ponta Grossa, Carambeí (PR), Volta Redonda (RJ), Piracicaba (SP) e no Irã. Desde 2017 publica suas tiras no Jornal Diário dos Campos de Ponta Grossa e em sua página pessoal (www.tirasdanilo.blogspot.com). Agora ira expor seu trabalho na Galeria de Arte da UEPG, localizada no Prédio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG, de frente com a Praça da Catedral, 129.