Correio dos Campos

Dia D de vacinação contra a gripe será realizado neste sábado (12)

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Carambeí estarão abertas.
9 de maio de 2018 às 20:02

IMPRENSA/Carambeí – O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, será realizado neste sábado, 12, das 8 às 17 horas. As doses contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde Boqueirão, Novo Horizonte, Jardim Brasília, Nova Holanda Estratégia Saúde da Família AFCB e Centro Municipal de Saúde. A ação que iniciou no dia 23 de abril, segue até o dia primeiro de junho. Até o momento foram vacinadas 1.992 pessoas, atingindo 54,45% do público-alvo.

A enfermeira do departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Gisele Machado, informa que a vacinação atende exclusivamente os grupos determinados pelo Ministério da Saúde, que são as gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, profissionais da área de saúde, idosos a partir de 60 anos e professores que estejam em atividade nas redes pública e particular (comprovada com declaração da escola).

Ela comenta que até o final da campanha, no dia primeiro de junho, o município pretende vacinar até 90% do público-alvo, totalizando cerca de 3.640 pessoas. “É essencial a participação da população no dia D para que todos do público-alvo sejam vacinados. O dia D, no sábado, 12, é uma oportunidade a mais para receber a imunização”, enfatiza Gisele.

A profissional disse ainda que crianças que ainda não foram imunizadas receberão duas doses com intervalo de 30 dias. Para portadores de doenças crônicas não transmissíveis, é necessário prescrição médica especificando o motivo da indicação, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. Para receber a vacina é necessário apresentar cartão de vacinação e cartão do SUS.