Correio dos Campos

Deputado Aliel representa Comissão de Educação em Clevelândia

Parlamentar participou de audiência pública que discutiu situação da Faculdade Municipal.
7 de maio de 2018 às 12:25

COM ASSESSORIAS – O deputado federal Aliel Machado (PSB) participou na sexta-feira, 04, da audiência pública que debateu a situação da Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (FAMA) em Clevelândia, no Sudoeste do Estado. O parlamentar representou a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, da qual é um dos vice-presidentes. Além de Aliel, participaram da mesa discussão o professor e ex-diretor da instituição, Sérgio Ricardo Ferreira, o representante acadêmico Ricardo Loureiro Sampaio, o representante da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, Paulo Henrique Mariano e o diretor da instituição, Rafael Barbosa, além da tesoureira da OAB de Palmas, Dra. Elaine Valduga​.

Dezenas de professores, alunos e pessoas da comunidade participaram da audiência, que foi realizada na Câmara Municipal. A FAMA, antiga Fundação de Ensino Superior de Clevelândia (FESC), foi criada através da lei municipal nº 2.542/2015 e incorporada ao Sistema Estadual de Ensino em março de 2016, e conta com os cursos de Administração, Pedagogia e Desenvolvimento de Sistemas. A possibilidade de fechamento foi divulgada pela administração municipal no fim do mês de março, sob a justificativa de falta de recursos para a manutenção de uma instituição pública pelo município. A partir daí a comunidade acadêmica e sociedade iniciaram manifestações contra o fechamento.

Os alunos e ex-alunos da instituição divulgaram uma carta aberta à comunidade mostrando sua preocupação com o futuro da cidade caso a faculdade seja fechada. “É de conhecimento público as dificuldades que nosso município enfrenta, principalmente no quesito geração de empregos: como atrair novos investimentos que propiciem criar vagas de trabalho para que sejam atendidos direitos básicos do cidadão? Um dos maiores entraves acreditamos ser a escassez de mão de obra qualificada que faz com que o empresariado cada vez mais se distancie de nossa cidade”, diz o documento.

Para o deputado, que já havia falado sobre o assunto na Comissão de Educação em Brasília, o fechamento da FAMA seria um retrocesso para a cidade e para a região. Segundo ele, isso afetaria o desenvolvimento econômico regional. “As lideranças políticas precisam unir forças para evitar que isso aconteça”, ressaltou o parlamentar. Aliel disse que uma das soluções seria a estadualização da instituição e intermediou uma reunião, que ocorrerá na próxima terça-feira, 08, entre representantes da instituição e o reitor da Unicentro, Aldo de Bona.

A convite de Aliel, o representante da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná, Paulo Mariano, também se comprometeu a auxiliar na questão junto ao Governo do Estado. “Vamos continuar dialogando com ele para que o Governo do Estado tome uma medida positiva. Sei que é possível evitar esse fechamento e vamos cobrar das autoridades competentes. Também continuarei à disposição lutando junto em Brasília”, finalizou o parlamentar.