Correio dos Campos

Copa dos Apresentadores e julgamentos encerram ExpoFrísia 2018

Organizadores se preparam para a Digital Agro, que acontece em junho.
30 de abril de 2018 às 09:46
Foto: Raul Voorsluys

COM ASSESSORIAS – O último dia da ExpoFrísia 2018 foi movimentado pela Copa dos Apresentadores e pelo julgamento final da raça holandesa preta e branca. Cooperados e visitantes participaram da solenidade de encerramento.

Copa dos Apresentadores

A competição reúne participantes das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal divididos em três categorias: de 8 a 12 anos, de 12 a 15 anos e, a novidade dessa edição, de 15 a 21 anos. Durante a disputa, o desempenho dos apresentadores é avaliado. Na colocação geral, Ramon Jager de Liz, de 13 anos, foi o primeiro colocado; o segundo lugar ficou com Bruna Caus Dekkers, de 11 anos, da Frísia. Essa foi a primeira das três etapas da competição e contou com 40 participantes.

Julgamento de raças

A série de julgamentos encerrou com a apresentação das vacas da raça Holandesa Preta e Branca. Ao todo, foram expostos durante a feira mais de 200 animais. Neste ano, a ExpoFrísia integrou o Circuito Nacional: as campeãs e as reservadas da exposição terão oportunidade de concorrer com outros animais do país.

A Grande Campeã preta e branca foi Halley Sigilosa Windbrook 322 TE, criada por Pedro Elgersma. Dentro dessa variedade, Pedro Elgersma foi eleito melhor criador e melhor expositor. Já na raça Holandesa Vermelha e Branca, Adriaan Frederik Kok foi escolhido como melhor criador e expositor.

A solenidade de encerramento teve início às 18h30 e contou com a presença da diretoria da Frísia e demais convidados. A organização do evento se prepara para a segunda edição da Digital Agro, feira que promove inovação e tecnologia agropecuária que acontecerá em junho, nos dias 13 e 14.